Terracap estreia no mercado com CRI de R$ 214 milhões com a Monte Bravo - Monte Bravo

Terracap estreia no mercado com CRI de R$ 214 milhões com a Monte Bravo

16/09/2024 às 15:34

Terracap estreia no mercado com CRI de R$ 214 milhões com a Monte Bravo

Empresa pública do Distrito Federal, com R$ 9 bilhões em ativos, acessa o mercado de capitais pela primeira vez, enquanto corretora avança na oferta de produtos exclusivos e quer fechar o ano com R$ 1 bilhão em emissões

A Monte Bravo Corretora e a Terracap, companhia imobiliária de Brasília, firmaram parceria para a emissão de um Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) de R$ 214 milhões.

Os recursos serão destinados para projetos imobiliários da empresa pública da capital federal. Entre eles está o Complexo Urbanístico Aldeias do Cerrado, composto por 15 quadras residenciais localizadas perto da Ponte JK e do Lago Sul, entre as rodovias BR-251 e DF-140, região que concentra grandes investimentos em obras de mobilidade.

A originação do deal foi feita pela BRM Asset, de Brasília, e a avaliação das garantias foi feita pela Colliers, líder global em serviços imobiliários, com classificação de risco da Fitch Ratings. A emissão saiu a CDI 1,75% ao ano, isenta de imposto de renda.

A Terracap é uma empresa pública do Distrito Federal responsável pelo desenvolvimento imobiliário na região. É a principal incorporadora de Brasília, com R$ 9 bilhões em ativos totais. Mas essa foi a primeira vez que usou o mercado de capitais para se financiar.

Com R$ 40 bilhões sob custódia, a Monte Bravo foi a responsável pela estruturação e distribuição do CRI. E por convencer a Terracap a trocar os tradicionais recebíveis ou operações bancárias pela emissão de um título de crédito.

Segundo Eduardo Levy, head da área de mercado de capitais da Monte Bravo, a Terracap foi apresentada à proposta de emitir um CRI e percebeu que poderia conseguir levantar capital mais rápido e mais barato.

A distribuição e a aceitação do produto provaram a tese da corretora. “Fizemos a distribuição de duas séries na nossa base de clientes e captamos R$ 108 milhões da primeira série em apenas 24 horas”, diz Levy.

“O restante da segunda série foi absorvida em 10 minutos, o que demonstra o apetite por produtos isentos e ativos em renda fixa”, complementa. O CRI teve demanda tanto dos clientes da casa como de institucionais, como assets e multi family offices.

Na Monte Bravo, a área de mercado de capitais foi oficialmente criada em 2023. Desde então, já foram estruturados R$ 1,2 bilhão em títulos de dívida.

A meta da área para este ano é a estruturação e distribuição de mais de R$ 1 bilhão em produtos voltados para investidores de todos os perfis, de institucionais (gestoras de FII e crédito, fundos de pensão e estrangeiros) aos multi family offices e investidores individuais.

Para os próximos 45 dias estão no pipeline R$ 750 milhões em estruturação. Já para 2025, a meta é fechar em R$ 1,6 bilhão em estruturação.

Agora como corretora, a área de mercado de capitais é estratégica para a Monte Bravo, tanto para ofertar produtos exclusivos para os seus clientes quanto para captar novos recursos. Além de complementar o seu ecossistema, que também conta com soluções patrimoniais, family office e a Kilima Asset, com fundos de créditos e imobiliário.

“Iremos buscar aqui tanto soluções de dívida, como de equity e de fusões e aquisições para atender a essa demanda dos clientes empresários”, diz Levy.

A Monte Bravo possui mais de 550 colaboradores e 10 escritórios no Brasil, nas cidades de São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto, Porto Alegre, Santa Maria, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba e Brasília.

Confira a reportagem publicada no portal NeoFeed.