
A inflação volta ao radar do mercado na terça-feira (25). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 subiu 1,23% em fevereiro. Considerado a prévia do índice oficial de inflação, o IPCA-15 ficou 1,12 ponto percentual acima do resultado de janeiro, que foi de 0,11%.
Com o resultado, o indicador acumula alta de 1,34% no ano e de 4,96% no acumulado de 12 meses encerrados em fevereiro. Com isso, o IPCA-15 reforça o temor dos analistas de que a inflação encerre 2025 novamente acima do teto da meta de 4,5%.
Outro dado que mexerá com os mercados nesta terça-feira é a divulgação do índice de confiança do consumidor dos Estados Unidos às 12h. Com ele, os economistas poderão avaliar como anda a demanda da maior economia do mundo. Como se sabe, as medidas anunciadas pelo presidente Donald Trump para taxar as importações preocupa os analistas, na medida em que podem gerar pressões inflacionárias.
Luciano Costa, economista-chefe da Monte Bravo, é o convidado do VEJA Mercado desta terça-feira para comentar as repercussões da inflação brasileira e o cenário internacional.
Assista à entrevista:
Entrevista feita pela Veja Mercado.