IPCA-15 de fevereiro não afeta o Copom, diz economista da Monte Bravo

27/02/2025 às 18:35

27

Quinta

Fev

< 1 minuto de leitura
Compartilhar
IPCA-15 de fevereiro não afeta o Copom, diz economista da Monte Bravo

A inflação volta ao radar do mercado na terça-feira (25). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 subiu 1,23% em fevereiro. Considerado a prévia do índice oficial de inflação, o IPCA-15 ficou 1,12 ponto percentual acima do resultado de janeiro, que foi de 0,11%.

Com o resultado, o indicador acumula alta de 1,34% no ano e de 4,96% no acumulado de 12 meses encerrados em fevereiro. Com isso, o IPCA-15 reforça o temor dos analistas de que a inflação encerre 2025 novamente acima do teto da meta de 4,5%.

Outro dado que mexerá com os mercados nesta terça-feira é a divulgação do índice de confiança do consumidor dos Estados Unidos às 12h. Com ele, os economistas poderão avaliar como anda a demanda da maior economia do mundo. Como se sabe, as medidas anunciadas pelo presidente Donald Trump para taxar as importações preocupa os analistas, na medida em que podem gerar pressões inflacionárias.

Luciano Costa, economista-chefe da Monte Bravo, é o convidado do VEJA Mercado desta terça-feira para comentar as repercussões da inflação brasileira e o cenário internacional.

Assista à entrevista:

Entrevista feita pela Veja Mercado.

Artigos Relacionados

  • 28

    Sexta

    Mar

    28/03/2025 às 17:32

    Sala de Imprensa

    Dólar: saiba como as tarifas dos EUA podem impactar a cotação

    O dólar gira atualmente em torno de R$ 5,70. Para entender se esse valor será uma tendência, ou se há chances de alteração do cenário com a guerra tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e uma possível trégua na guerra da Ucrânia, o Diário do Comércio procurou especialistas para analisar a evolução e …

    Continue lendo
  • 28

    Sexta

    Mar

    28/03/2025 às 17:01

    Sala de Imprensa

    Entrada de capital externo na B3 é a maior em 3 anos e mercado espera mais

    Com ingresso de quase US$ 12 bilhões na contagem preliminar entre janeiro e março, o mercado acionário brasileiro vai chegando ao final do primeiro trimestre de 2025 com a melhor marca para o período dos últimos três anos. E os analistas ouvidos pelo Broadcast afirmam que há motivos para crer que o Brasil continuará a …

    Continue lendo
  • 28

    Sexta

    Mar

    28/03/2025 às 16:35

    Sala de Imprensa

    Brasil ainda está próximo do pleno emprego, diz Luciano Costa

    VEJA Mercado: desemprego ficou em 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro, alta em relação ao trimestre anterior A taxa de desemprego foi de 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro, mostrou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira, 28. O resultado é 0,7 ponto percentual maior que os …

    Continue lendo