Investir com foco em dividendos é uma estratégia adotada no mercado de ações por aqueles que buscam empresas sólidas para formar uma carteira capaz de gerar uma fonte de renda passiva de forma consistente. Esse critério, no entanto, tem sido questionado devido às recentes altas na Selic, a taxa básica de juros da economia, que influencia diretamente na rentabilidade do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), principal indicador da renda fixa.
Segundo levantamento da consultoria Elos Ayta, o Índice de Dividendos da Bolsa (IDIV) acumula queda de 1,42% em 2024, enquanto o CDI sobe 10,04% no mesmo período. O cenário pode se tornar ainda mais desafiador para encontrar papéis que pagam bons dividendos em 2025.
Apesar do cenário desafiador, isso não significa a renda variável deve ficar de lado no próximo ano. Bruno Benassi, analista de ativos na corretora Monte Bravo, recomenda diversificar a carteira. “O que temos sugerido é aumentar o percentual alocado em ativos pós-fixados da renda fixa e o porcentual que está alocado em papéis migrar para uma carteira mais defensiva, para ações pagadoras de dividendos”, explica Benassi.
Ler matéria na íntegra: E-Investidor.