CPI dos EUA: Ibovespa fecha abaixo dos 128 mil pontos

15/04/2024 às 09:27

15

Segunda

Abr

2 minutos de leitura
Compartilhar
CPI dos EUA: Ibovespa fecha abaixo dos 128 mil pontos

O Ibovespa recuou na última quinta-feira, 11, e fechou em baixa de 0,51%, aos 127.396 pontos. Mesmo com a virada para o positivo das bolsas americanas, aqui no Brasil os investidores mantiveram a cautela após a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês).

Ontem, o Escritório de Estatísticas do Trabalho divulgou que o indicador, principal medida de inflação dos EUA, veio acima do esperado.

O CPI registrou alta de 0,4% em março e, com isso, a alta acumulada nos últimos 12 meses ficou em 3,5%. Em fevereiro, o CPI havia avançado também 0,4%, e a inflação anualizada estava em 3,2%.

O avanço pode impactar diretamente a decisão do Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA) em manter a taxa de juros no mesmo patamar por mais tempo.

Isso porque juros mais altos na maior economia do mundo, afetam as bolsas globais, que acabam penalizadas – em especial as de países emergentes como o Brasil.

A ata da reunião de março do Fed também mostrou que os diretores já estavam frustrados com a inflação resistente antes mesmo do CPI de março, é o que aponta os analistas da Monte Bravo em relatório.

“Os mercados futuros passaram a atribuir uma chance de 18% de corte em junto e, agora, a curva aponta um total de 40 p.b. de cortes em 2024, abaixo dos 75 p.b. que os diretores do Fed esperam neste ano.”

Notícia publicada no Portal Exame Invest.

Artigos Relacionados

  • 28

    Sexta

    Mar

    28/03/2025 às 17:32

    Sala de Imprensa

    Dólar: saiba como as tarifas dos EUA podem impactar a cotação

    O dólar gira atualmente em torno de R$ 5,70. Para entender se esse valor será uma tendência, ou se há chances de alteração do cenário com a guerra tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e uma possível trégua na guerra da Ucrânia, o Diário do Comércio procurou especialistas para analisar a evolução e …

    Continue lendo
  • 28

    Sexta

    Mar

    28/03/2025 às 17:01

    Sala de Imprensa

    Entrada de capital externo na B3 é a maior em 3 anos e mercado espera mais

    Com ingresso de quase US$ 12 bilhões na contagem preliminar entre janeiro e março, o mercado acionário brasileiro vai chegando ao final do primeiro trimestre de 2025 com a melhor marca para o período dos últimos três anos. E os analistas ouvidos pelo Broadcast afirmam que há motivos para crer que o Brasil continuará a …

    Continue lendo
  • 28

    Sexta

    Mar

    28/03/2025 às 16:35

    Sala de Imprensa

    Brasil ainda está próximo do pleno emprego, diz Luciano Costa

    VEJA Mercado: desemprego ficou em 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro, alta em relação ao trimestre anterior A taxa de desemprego foi de 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro, mostrou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira, 28. O resultado é 0,7 ponto percentual maior que os …

    Continue lendo