Carteira Valor: ‘Blue chips’ lideram lista de ações sugeridas para abril

04/04/2025 às 16:44

04

Sexta

Abr

3 minutos de leitura
Compartilhar
Carteira Valor: ‘Blue chips’ lideram lista de ações sugeridas para abril

Carteira Valor: Papéis de bancos, exportadoras de commodities e empresas de serviços públicos também estão no alvo de estrangeiro

O bom desempenho da bolsa brasileira no primeiro trimestre, especialmente em março, foi sustentado pela volta do investidor estrangeiro. E, quando os “gringos” vêm para cá, eles miram principalmente nas chamadas “blue chips”, as ações de empresas de grande porte, consolidadas em seus segmentos e com alto volume de negociação. São essas companhias que compõem a maior parte das indicações para a Carteira Valor em abril. A seleção é formada por ações de bancos, exportadoras de commodities e prestadoras de serviços, também chamadas de “utilities”.

Na transição de março para abril, seis das ações indicadas foram mantidas. O Itaú continua na liderança, com seis indicações. Os papéis da BB Seguridade também seguem na seleção, indicados por três corretoras. As novidades do setor financeiro ficam por conta de Banco do Brasil e Itaúsa, apontados por três casas cada uma.

Os analistas do Andbank afirmam que o BB vem divulgando bons resultados, e a expectativa é que o banco volte a reportar números positivos no primeiro trimestre. Sobre a Itaúsa, o Santander destaca que a empresa é uma holding com subsidiárias que atuam nos mais diferentes setores, desde o financeiro até vestuário e materiais de construção. Segundo a corretora, a companhia é uma boa opção para se investir no Itaú, já que ela detém 37% das ações do banco, mas está mais descontada (ou seja, com preço abaixo do que seria considerado justo).

Empresas do setor bancário e financeiro são consideradas eficientes e sólidas, por isso tendem a atrair os investidores estrangeiros, além de registrarem menos volatilidade em períodos de incertezas.

O segmento das exportadoras, especialmente as de commodities, também é visto como seguro, uma vez que as empresas têm parte da receita vinda de vendas internacionais, o que traz proteção à carteira do investidor. Em abril, a mineradora Vale e a fabricante de aeronaves Embraer continuaram na seleção, indicadas por quatro e três corretores, respectivamente. A novidade foi a volta da Petrobras: as ações preferenciais (PN, sem direito a voto em assembleia de acionistas) e as ordinárias (ON, com direito a voto) entraram na lista.

Quem fecha a seleção do mês são duas prestadoras de serviços. Essas empresas são consideradas defensivas porque prestam serviços essenciais e, portanto, têm receita mais perene, o que ajuda a diminuir a volatilidade dos papéis. Em abril, as ações da Sabesp, de saneamento, e da Telefônica, de telecomunicações, continuaram na lista com quatro e três indicações, respectivamente.

A seleção da Carteira Valor ocorre por meio das dez ações mais recomendadas pelas corretoras participantes. São sugeridos cinco papéis por instituição, de um total de 16, para a formação do ranking dos ativos mais indicados para o mês.

Confira os infográficos.

Reportagem publicada no Valor Econômico.

Artigos Relacionados

  • 04

    Sexta

    Abr

    04/04/2025 às 17:56

    Sala de Imprensa

    O que esperar da bolsa após o tarifaço de Trump? Veja opinião de analistas

    A cautela ainda deve imperar durante o período de negociações com os EUA, mas pode ter espaço para algum otimismo com o Brasil Apesar de o Brasil ter entrado na lista dos países tarifados pelos Estados Unidos, segundo anúncio do presidente do país Donald Trump feito na quarta-feira (2), o mercado daqui deve se animar, já …

    Continue lendo
  • 04

    Sexta

    Abr

    04/04/2025 às 15:55

    Sala de Imprensa

    Quais são as ações mais afetadas pelas tarifas de Trump?

    A onda tarifária criada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, até agora tem ajudado mercados emergentes como o Brasil. O Ibovespa, por exemplo, acumula alta de 9,06% este ano. Ações afetadas: mas muitas companhias já estão sofrendo e podem ser ainda mais prejudicadas com o tarifaço anunciado na quarta-feira. Que ações são essas? Os …

    Continue lendo
  • 04

    Sexta

    Abr

    04/04/2025 às 15:40

    Sala de Imprensa

    Economia global: mercado vê cenário negativo

    Se, por um lado, analistas entendem que ficou barato para o Brasil a tarifa de 10% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por outro, os investidores estão enxergando um cenário que pode ser bastante negativo para a economia global, após o que foi chamado pelo republicano de “Dia da Libertação”. Não por acaso …

    Continue lendo