Brasil ainda está próximo do pleno emprego, diz Luciano Costa

28/03/2025 às 16:35

28

Sexta

Mar

< 1 minuto de leitura
Compartilhar
Brasil ainda está próximo do pleno emprego, diz Luciano Costa.

VEJA Mercado: desemprego ficou em 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro, alta em relação ao trimestre anterior

A taxa de desemprego foi de 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro, mostrou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira, 28. O resultado é 0,7 ponto percentual maior que os 6,1% do trimestre anterior. Esse aumento da desocupação, no entanto, já era esperado por economistas, já que reflete o fim das vagas temporárias tradicionalmente abertas durante o Natal e ano novo.

“A inflação, especialmente a de serviços, mostra que o emprego ainda está bastante aquecido” diz Luciano Costa, economista-chefe da Monte Bravo Corretora. “Se não for pleno emprego, é próximo disso”. Via de regra, quando a economia atinge ou ultrapassa o pleno emprego, a escassez de trabalhadores pressiona os salários para cima, o que costuma aumentar os preços dos produtos.

Assista à entrevista:

Matéria publicada no portal Veja Negócios.

Artigos Relacionados

  • 28

    Sexta

    Mar

    28/03/2025 às 17:32

    Sala de Imprensa

    Dólar: saiba como as tarifas dos EUA podem impactar a cotação

    O dólar gira atualmente em torno de R$ 5,70. Para entender se esse valor será uma tendência, ou se há chances de alteração do cenário com a guerra tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e uma possível trégua na guerra da Ucrânia, o Diário do Comércio procurou especialistas para analisar a evolução e …

    Continue lendo
  • 28

    Sexta

    Mar

    28/03/2025 às 17:01

    Sala de Imprensa

    Entrada de capital externo na B3 é a maior em 3 anos e mercado espera mais

    Com ingresso de quase US$ 12 bilhões na contagem preliminar entre janeiro e março, o mercado acionário brasileiro vai chegando ao final do primeiro trimestre de 2025 com a melhor marca para o período dos últimos três anos. E os analistas ouvidos pelo Broadcast afirmam que há motivos para crer que o Brasil continuará a …

    Continue lendo
  • 21

    Sexta

    Mar

    21/03/2025 às 16:57

    Sala de Imprensa

    Reforma tributária e setor imobiliário: será o fim das vantagens das holdings?

    Reforma tributária impacta o setor imobiliário, muda benefícios fiscais das holdings e aumenta carga tributária sobre operações imobiliárias  A aprovação da Lei Complementar 214/2025, que regulamenta o PL 68/2024, trouxe mudanças substanciais para o setor imobiliário, afetando diretamente a estruturação de holdings patrimoniais e a tributação incidente sobre a aquisição, locação e venda de imóveis. …

    Continue lendo