O que são Spacs e como elas funcionam? - Monte Bravo

O que são Spacs e como elas funcionam?

20/04/2022 às 16:44

20

Quarta

Abr

2 minutos de leitura
Compartilhar

No início do mês de abril, a Bolsa de Valores brasileira, a B3, divulgou um guia para a criação de Spacs no Brasil. Elas são companhias que não têm a pretensão de comercializar produtos ou desempenhar uma atividade diretamente. Com isso, a B3 referenda a visão de que não existe impedimento legal ou qualquer tipo de obstáculo regulatório para a abertura desse tipo de veículo de investimento no país.

A B3 vem conduzindo estudos sobre o tema há algum tempo, pois acredita que as SPACs têm o potencial de captar valores significativos e se tornar uma nova via de acesso ao mercado de capitais para as empresas. Para isso, entendemos que a adoção de determinadas práticas pode contribuir com o aumento da eficiência das SPACs e com a mitigação dos riscos”, explicou Flavia Mouta, Diretora de Emissores da B3, em nota emitida pela bolsa de valores.

Em 2021, as Spacs viraram febre, especialmente nos EUA. Os IPOs dessas empresas alcançaram 613 operações e levantaram US$ 162,5 bilhões, segundo a plataforma Spacinsider.com. Em 2022, até 6 de abril, foram realizadas apenas 55 aberturas de capital, com captação de US$ 10 bilhões.

Mas o que são Spacs e como elas funcionam?

As SPACs são veículos de investimento inovadores que têm o potencial de captar valores significativos e se tornar uma nova via de acesso ao mercado de capitais para as empresas investidas. Popularmente, são conhecidas como “IPOs do cheque em branco”. Isso porque a pessoa investe em uma filosofia de investimento, uma ideia, e não em uma empresa diretamente.

Esta estrutura de captação surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e mais recentemente tem chamado a atenção de diversos participantes de mercado ao redor do mundo. O objetivo de uma Spac é fazer uso da expertise de um gestor – sponsor – ou idealizador do empreendimento, fazer um IPO para captar recursos no mercado e, com o dinheiro da oferta, comprar alguma empresa existente para combinar as operações.

O capital gerado por esse IPO fica reservado em uma conta e o gestor tem até dois anos para encontrar a empresa ou o negócio que será adquirido, finalizando a operação. Mas atenção: se você tem interesse em investir em uma Spac, precisa saber que não é possível saber, no ato do IPO, qual será a empresa a ser adquirida. Em alguns casos, o gestor pode até sinalizar o mercado ou segmento de atuação que pretende investir. Mas não é uma via de regra.

É possível sair de uma Spac?

Sim! Se você entrou em uma SPAC e não quiser seguir no negócio depois da finalização, tem total liberdade para pedir o dinheiro investido de volta. No entanto, é importante lembrar que, ao fazer este tipo de negócio, o investidor deposita sua confiança no sponsor. Por isso, é fundamental conhecer a reputação e habilidade do gestor responsável e, sobretudo, avaliar se este tipo de investimento está de acordo com seu perfil.

Existem Spacs no Brasil?

A bolsa brasileira está preparada para receber a listagem dessas companhias. O primeiro pedido de listagem de uma SPAC foi apresentado em agosto do ano passado à B3 e se encontra em processo de análise na CVM e na bolsa.

Confira o relatório produzido pela B3.

Artigos Relacionados

  • 26

    Quinta

    Set

    26/09/2024 às 09:50

    Investimentos

    Retração e rompimento: 2 estratégias para investir em ações

    Conheça estratégias para identificar quando é hora de comprar ou vender uma ação. O swing trade é uma das formas de investir no mercado de renda variável. No artigo anterior desta série, nós explicamos o que é o swing trade. Hoje, vamos continuar a nos aprofundar no tema e explicar como funcionam duas das principais …

    Continue lendo
  • 23

    Segunda

    Set

    23/09/2024 às 08:30

    Outros

    Brava, JBS, Multiplan e WEG se destacam em meio a queda do IBOV

    Ibovespa caiu 2,8% na semana passada, fechando aos 131.065 pontos na sexta-feira (20). A semana foi marcada pelas decisões de vários bancos centrais, com destaque para o Fed Reserve nos EUA e o Banco Central do Brasil. Nos EUA, o Fed iniciou seus cortes de juros com uma redução de 50 pontos base, um pouco …

    Continue lendo
  • 03

    Terça

    Set

    03/09/2024 às 09:40

    Outros

    Imposto sobre Grandes Fortunas: desafios e oportunidades na Reforma Tributária

    Adriana Santos* A proposta recente de incluir a taxação de grandes fortunas na reforma tributária reacende um antigo debate no Brasil. O Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), previsto na Constituição de 1988, mas nunca regulamentado, volta ao centro das discussões, suscitando dúvidas sobre seus possíveis impactos na economia e no planejamento patrimonial dos super-ricos. Internacionalmente, …

    Continue lendo

Fechar

Loading...