O que é a metodologia Factor Investing?

09/09/2022 às 17:24

09

Sexta

Set

2 minutos de leitura
Compartilhar

O factor investing (fatores de investimento) é uma metodologia de planejamento que tem como ponto de partida fatores que influenciam a performance dos ativos selecionados, especialmente aqueles de longo prazo.

Ao lançar mão dela, o investidor não fica preso à especulação financeira. Além disso, a metodologia ajuda na análise não somente dos ativos em si, mas também das características da economia ou do mercado que podem afetar diretamente a rentabilidade. As carteiras de investimento e os mercados estão expostos a múltiplos fatores, em níveis variados. Dessa forma, o retorno do portfólio pode ser orientado por critérios como um tipo ou classe de ativos (ações, duration ou sensibilidade à taxa de juros, imóveis e commodities), exposição geográfica (ações internacionais ou nacionais) e fontes alternativas de risco como valor, crescimento, tamanho, momento e volatilidade.

Quais são os fatores de investimento?

Existem diversos fatores considerados nesta metodologia. Eles servem como filtros que tornam mais fácil a avaliação sobre quais ativos têm maior potencial de ganho em relação ao risco envolvido. Também tornam mais assertiva a decisão sobre qual investimento fazer.

Podemos agrupar esses fatores em dois grupos principais: macroeconômicos (estatísticos ou implícitos) e de estilo. Conheça:

Fatores macroeconômicos

Os ativos dessa categoria são mais amplos e influenciados por mudanças no cenário econômico. Decisões relacionadas a políticas monetárias de países ou desempenho da economia global, por exemplo, tensionam os investimentos. Alguns dos principais critérios desse fator são:

●     Inflação

●     Taxa de juros

●     Desemprego

●     Câmbio

●     Riscos políticos e de soberania

●     Risco de crédito

●     Liquidez

●     Crescimento econômico (PIB)

Fatores de estilo

Esses fatores ajudam numa análise mais aprofundada, apoiando a decisão sobre onde investir e permitindo comparar ativos, são eles:

Valor: são avaliados aspectos que indicam se o sativos (value investing) estão subvalorizados ou até supervalorizados, ou seja, quanto vale o ativo.

Momento: são avaliados os desempenhos das ações a partir do seu histórico, com objetivo de projetar como vão se comportar no futuro.

Qualidade: são considerados aspectos relacionados à empresa que oferta as ações, como nível de endividamento, controle do caixa, lucro e ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido), entre outras variáveis.

Volatilidade: o foco são ativos com valores mais estáveis e riscos mais controlados, favorecendo um retorno ajustado ao nível do risco.

Tamanho: como o nome diz, é levado em conta o porte da empresa. Companhias menores podem ter uma tendência de maior crescimento e, consequentemente, melhor potencial de retorno.

Metodologia Factor Investing: vantagens do investimento em fatores

A metodologia factor investing pode trazer alguns benefícios para a estratégia de investimento, como possibilidade de potencializar os ganhos, maior gestão dos riscos e melhoria na diversificação dos ativos. Essa estratégia está mais focada no planejamento que visa ao longo prazo.

Com apoio de uma análise profissional, é mais fácil para quem investe alcançar os resultados mais ajustados aos objetivos. Além disso, o apoio do assessor de investimento é determinante na criação de uma estratégia que faça sentido e esteja alinhada ao perfil do investidor.

Artigos Relacionados

  • 01

    Terça

    Abr

    01/04/2025 às 17:38

    Análise

    Carteira de Ações Monte Bravo — Abril/2025

    Confira nossa seleção de ações com maior potencial de valorização na bolsa brasileira.

    Continue lendo
  • 01

    Terça

    Abr

    01/04/2025 às 17:37

    Análise

    Carteira FIIs Monte Bravo — Abril/2025

    Nosso time de análise desenvolveu a Carteira de FIIs Monte Bravo Análise para oferecer aos nossos clientes um portfólio global para alocação em Fundos Imobiliários. Nossa estratégia mescla um bom dividend yield com ganhos de capital e, para isso, temos uma carteira diversificada em Fundos de Crédito (Recebíveis Imobiliários e Agro e Infra) e Fundos …

    Continue lendo
  • 13

    Segunda

    Mai

    13/05/2024 às 13:59

    Outros

    Chuvas no Rio Grande do Sul: como usar o Imposto de Renda para fazer uma doação

    As chuvas no Rio Grande do Sul já afetaram mais de 85% das cidades gaúchas e deixaram centenas de mortos e desabrigados. A população precisa de ajuda, e qualquer doação é bem-vinda. Além das contribuições diretas, você também pode fazer uma doação para o RS via Declaração de Imposto de Renda. Através do programa da …

    Continue lendo