Novas regras para assessores de investimento: o que muda para a atividade - Monte Bravo

Novas regras para assessores de investimento: o que muda para a atividade

06/10/2022 às 15:18

06

Quinta

Out

2 minutos de leitura
Compartilhar

A atividade de assessores de investimento, instituída há cerca de 10 anos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), passará por mudanças ainda este ano. De acordo com previsões do órgão regulador, as regras devem tornar a atividade mais transparente e autônoma.

Pensando nisso, ajustes foram apontados em diferentes esferas, impactando desde relacionamentos comerciais entre escritórios de assessoria e corretoras, passando pela estrutura societária, até a exposição mais aberta acerca da remuneração do assessor.

Como serão essas mudanças na prática?

Segundo a nova regulação, escritórios de assessoria não serão mais obrigados a ofertar produtos de uma única corretora, podendo operar com plataformas ou bancos distintos. Isso pode não surtir grande efeito inicialmente, pois muitas corretoras hoje possuem contratos de exclusividade em longo prazo com as assessorias.

A mudança que permitirá a integração de sócios investidores vindos de outras áreas, deve causar impactos mais imediatos. Profissionais com diferentes visões de mercado poderão somar na gestão do negócio, além de abrir espaço para entrada de novos investimentos.

Essas novas regras geram mais transparência em relação à remuneração dos assessores e deixam mais claras as condições comerciais para quem investe. Em vez de ser remunerado por rebate (repasse calculado sobre a taxa administrativa aplicada ao investimento), o qual os clientes desconhecem o valor, a nova regulação propõe que os assessores recebam comissões, com uma comunicação mais aberta ao cliente.

O presidente da Associação Brasileira dos Assessores de Investimentos (ABAI), Diego Ramiro, afirma em matéria da Valor Investe que a ABAI defende essa transparência. Segundo o dirigente, para ser justa ela não pode ser considerada apenas para remuneração do assessor, mas sim em relação a todos os players da cadeia, incluindo corretora e gestora.

Assessores de investimento: impactos da nova regulação na carreira e relação com clientes

O assessor terá um bom cenário pela frente, que tende a aumentar o volume de oportunidades tanto para profissionais associados quanto para quem pretende se associar a um escritório ou quer empreender. Isso reflete em aumento da concorrência, mas também do nível de profissionalismo exigido, tornando o mercado mais equilibrado e saudável.

Por outro lado, a relação de transparência com o cliente gera mais confiança, trazendo oportunidades para novos investidores, aquecendo o setor e fomentando negócios.

O que a Monte Bravo pensa sobre as mudanças da regulação?

Conforme os setores vão se tornando mais relevantes no mercado, os desafios e oportunidades, tanto para negócios quanto para crescimento profissional, também crescem. A indústria de investimentos está em ritmo de evolução acelerado há um bom tempo.

As mudanças na regulação podem melhoraras relações entre players e pessoas. Vale reforçar que as novas regras, previstas para este trimestre, não chegam de repente. Elas são resultado de evoluções que veem ocorrendo ano a ano.


Artigos Relacionados

  • 26

    Quinta

    Set

    26/09/2024 às 09:50

    Investimentos

    Retração e rompimento: 2 estratégias para investir em ações

    Conheça estratégias para identificar quando é hora de comprar ou vender uma ação. O swing trade é uma das formas de investir no mercado de renda variável. No artigo anterior desta série, nós explicamos o que é o swing trade. Hoje, vamos continuar a nos aprofundar no tema e explicar como funcionam duas das principais …

    Continue lendo
  • 23

    Segunda

    Set

    23/09/2024 às 08:30

    Outros

    Brava, JBS, Multiplan e WEG se destacam em meio a queda do IBOV

    Ibovespa caiu 2,8% na semana passada, fechando aos 131.065 pontos na sexta-feira (20). A semana foi marcada pelas decisões de vários bancos centrais, com destaque para o Fed Reserve nos EUA e o Banco Central do Brasil. Nos EUA, o Fed iniciou seus cortes de juros com uma redução de 50 pontos base, um pouco …

    Continue lendo
  • 03

    Terça

    Set

    03/09/2024 às 09:40

    Outros

    Imposto sobre Grandes Fortunas: desafios e oportunidades na Reforma Tributária

    Adriana Santos* A proposta recente de incluir a taxação de grandes fortunas na reforma tributária reacende um antigo debate no Brasil. O Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), previsto na Constituição de 1988, mas nunca regulamentado, volta ao centro das discussões, suscitando dúvidas sobre seus possíveis impactos na economia e no planejamento patrimonial dos super-ricos. Internacionalmente, …

    Continue lendo

Fechar

Loading...