Venture capital abre as portas para o crescimento de startups

22/07/2021 às 17:44

22

Quinta

Jul

2 minutos de leitura
Compartilhar

Os investimentos em venture capital vêm crescendo de maneira expressiva no Brasil. Segundo a associação que representa essa modalidade de aporte, a injeção de recursos em capital de risco representou R$ 14,6 bilhões em 2020, o maior patamar na série histórica iniciada em 2017. Ao todo, mais de R$ 150 bilhões estão comprometidos com este segmento.

Na avaliação da ABVCAP, isso decorre da expansão do ecossistema de inovação no Brasil. O relatório da associação indica que mesmo em um ano repleto de turbulências, os investimentos cresceram exponencialmente, sinalizando para a consistência dos novos negócios no país.

Sim, estamos falando basicamente de novos negócios, que são o alvo dos investimentos em venture capital. Neste segmento, fundos privados e investidores individuais aportam recursos em negócios com enorme projeção de crescimento, mas que ainda têm faturamento com menor musculatura.

São os casos das startups, naturalmente, mas também de outros modelos de negócio que associam tecnologia, inovação e a revolução digital em favor de novos processos, produtos e serviços.

Por aqui, as fintechs lideram os investimentos em venture capital (23%), seguidas pelas healthtechs (11%) e pelas adtechs e martechs (10%). 

O venture capital está mais adaptado aos modelos de negócio escalável, e por isso é tão afeito às startups. Normalmente, as injeções de recursos são organizadas por meio de rodadas de investimentos – chamadas de seed (investimento semente) e series. O que vai determinar cada estágio é justamente o patamar de crescimento que a empresa já recebeu ao longo do tempo.

Para estrear neste segmento, além de contar com uma equipe de assessoria de investimentos, é preciso compor um dos três cenários:

  • Fundos de Investimentos em Participações (FIPs) – Captação coletiva de recursos, semelhante a um condomínio de investimentos;
  • Companhias de participações;
  • Investidores individuais.

O investimento em venture capital é arriscado. Entretanto, empresas que começaram pequenas, chegaram a se tornar unicórnios. Quem investiu nesse pessoal obteve ganhos. Trata-se de um risco calculado que, se amparado por uma boa assessoria de investimentos, tem condições de ser revertido em bons resultados.

Artigos Relacionados

  • 27

    Quinta

    Mar

    27/03/2025 às 10:00

    Investimentos

    Renda variável: conheça estratégias para proteger seus investimentos 

    Conheça maneiras de fazer seus investimentos em renda variável com proteção parcial ou até total do dinheiro investido Quando falamos em renda variável, uma das primeiras palavras que vem à nossa mente é risco. Isso porque, como já sabemos bem, investimentos em renda variável — de maneira geral — não possuem garantia de retorno e …

    Continue lendo
  • 19

    Quarta

    Mar

    19/03/2025 às 14:08

    Investimentos

    Imposto de Renda Mínimo e outras mudanças propostas pelo projeto que amplia isenção de IR

    Entenda o projeto de lei que institui taxação sobre alta renda e saiba qual é o impacto nos investimentos Foi apresentado ao Congresso Nacional nesta terça-feira (18) o Projeto de Lei nº 1.087/2025, que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda e, em contrapartida, propõe mudanças significativas na tributação de pessoas com rendimentos …

    Continue lendo
  • 18

    Terça

    Mar

    18/03/2025 às 10:02

    Investimentos

    Imposto de Renda 2025: o que muda com a tributação de ativos offshore?

    O que você precisa saber sobre as novas regras do IR para investimentos no exterior Começou na segunda-feira, 17/03, o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2025. Os contribuintes têm até 23h59 de 30 de maio para transmitir o documento à Receita Federal. A declaração deste ano traz mudanças importantes para …

    Continue lendo