Retração e rompimento: 2 estratégias para investir em ações - Monte Bravo

Retração e rompimento: 2 estratégias para investir em ações

26/09/2024 às 09:50

26

Quinta

Set

4 minutos de leitura
Compartilhar

Conheça estratégias para identificar quando é hora de comprar ou vender uma ação.

O swing trade é uma das formas de investir no mercado de renda variável.

No artigo anterior desta série, nós explicamos o que é o swing trade. Hoje, vamos continuar a nos aprofundar no tema e explicar como funcionam duas das principais estratégias de swing trade: rompimento e retração. 

Você também vai entender o que são pontos de suporte e resistência e como a Monte Bravo Corretora pode ajudar você a operar com mais eficiência no mercado. Confira! 

1º passo: entenda o que significa suporte e resistência 

Antes de falarmos efetivamente sobre as estratégias de rompimento e retração, precisamos explicar dois conceitos importantes para a análise de uma ação. 

Entender o que são os pontos de suporte e de resistência é importante para você conseguir identificar como um papel está se comportando no mercado. O suporte e a resistência são pontos opostos quando analisamos o desempenho de um ativo. Ambos podem ajudar você a saber quando é a hora de entrar ou sair de uma operação de swing trade. 

O suporte pode ser considerado o ‘piso’ de um ativo. Quando ele está em tendência de baixa no mercado, será mais difícil que o papel se desvalorize além da linha de suporte. Isso acontece porque a ponta compradora do ativo é forte o suficiente para sustentar seu preço no piso estabelecido.

Na outra ponta, a resistência pode ser considerada o ‘teto’ de um ativo que está em tendência de alta no mercado. Quando o preço do papel alcança a linha de resistência, será mais difícil que o papel se valorize além desta linha. Isso acontece porque a ponta vendedora do ativo é forte o suficiente para impedir maiores altas do ativo. 

Rompimento (breakout)

O rompimento é uma forma, principalmente, de investir em um papel que tem uma tendência de alta ou queda, porém se encontra ‘andando de lado’ — com os preços oscilando pouco. O nome faz referência à quebra de uma resistência ou de um suporte, que destrava o preço do ativo e impulsiona o preço do papel para cima ou para baixo. 

Exemplo:  os papéis de uma empresa operam com estabilidade, mas há algum evento relevante — como divulgação de resultados trimestrais — que pode destravar os preços para cima ou para baixo. Desta forma, o investidor pode lucrar junto com a tendência do mercado, seja ela de alta ou baixa do papel negociado.  

Abaixo, você pode ver o gráfico de uma operação de swing trade no setup de rompimento:

Retração (pullback) 

A estratégia de retração, por outro lado, é quando o investidor trabalha nos intervalos da tendência principal de um ativo, ou seja, na ‘retração’ dos preços. Desta forma, o trader lucra com uma oscilação do papel na contramão da sua tendência principal.  

Exemplo: a ação de uma empresa está em alta no mercado, mas o investidor espera um movimento de correção do papel — uma retração — para comprar o ativo a um preço descontado e lucrar quando a ação voltar a subir. 

Abaixo, você pode ver o gráfico de uma operação com destaque para as retrações do papel: 

Você pode ter notado que usamos o mesmo gráfico em ambos os exemplos. Isso acontece porque as duas estratégias se complementam. 

Uma retração pode acontecer porque os investidores decidiram realizar seus lucros e, depois disso, o papel volta a seguir sua tendência de alta. Esta retração entre movimentos de alta pode ser uma oportunidade de entrada em uma operação de swing trade. 

Algumas vezes, a retração de um papel pode ser um sintoma de que o movimento de rompimento do suporte ou da resistência está próximo de acontecer. 

Trade Idea 

Operar com base no rompimento ou retração são apenas duas das diversas estratégias de swing trade que o investidor pode utilizar. Para muitas pessoas, no entanto, é difícil encontrar espaço na rotina para monitorar ativamente a performance dos ativos e elaborar os setups de swing trade.  

Uma maneira prática de investir no mercado de ações é através das recomendações do Trade Idea. Essa ferramenta possibilita que investidores arrojados invistam em estratégias de trade elaboradas por uma equipe de especialistas dedicada, com operações automatizadas e preços de entrada e saída pré-definidos. 

Ao receber uma recomendação de Trade Idea, você verá detalhes sobre a estratégia da operação — com condições de compra e venda determinados. Todas as recomendações são elaboradas em detalhes por especialistas em renda variável e podem ser executadas por você de forma automatizada. 

Saiba mais: Trade Idea: invista em ações com praticidade e risco reduzido 


Gostou desse conteúdo? Tem interesse em conhecer as operações recomendadas para você? 

Caso você seja cliente da Monte Bravo Corretora, entre em contato com a sua assessoria para saber mais detalhes sobre o Trade Idea. Se ainda não for cliente, clique aqui e abra sua conta agora mesmo! 

Artigos Relacionados

  • 31

    Quinta

    Out

    31/10/2024 às 16:38

    Investimentos

    Fee based vai trazer mais flexibilidade na gestão dos seus investimentos; saiba como funciona 

    Remuneração fixa de assessores de investimento tende a ganhar força no Brasil com mudanças regulatórias  Fee based, fee-only, fee fixo, taxa fixa. Todas essas expressões representam um novo paradigma para o mercado de investimentos no Brasil.  Esse modelo não é exatamente uma novidade, mas tende a ganhar força com novas regras que entram em vigor …

    Continue lendo
  • 25

    Sexta

    Out

    25/10/2024 às 13:59

    Investimentos

    Confira o Calendário de Resultados do 3º trimestre de 2024

    📄 Para conferir o Calendário de Resultados em formato PDF, clique aqui. A temporada de resultados do 3º trimestre de 2024 já começou! Neste período, as empresas listadas na Bolsa divulgam o seu desempenho no trimestre mais recente. Os resultados referentes ao 2T24 começaram a ser divulgados neste mês de outubro, com as publicações se estendendo até …

    Continue lendo
  • 17

    Quinta

    Out

    17/10/2024 às 14:00

    Investimentos

    Vale a pena investir no exterior no cenário atual?

    Investimentos internacionais podem trazer mais opções e segurança para a sua carteira. Os investimentos no exterior são assunto delicado para alguns investidores. A dificuldade para gerir uma conta internacional e o rendimento relativamente baixo de algumas aplicações estão entre as objeções a esse tipo de aplicação.  No entanto, os investimentos internacionais trazem muitos benefícios para …

    Continue lendo

Fechar

Loading...