Pessoas físicas dominaram os investimentos em Fiagros

08/06/2022 às 15:59

08

Quarta

Jun

2 minutos de leitura
Compartilhar

Os Fiagros caíram no gosto dos investidores, especialmente, pessoas físicas. Um estudo da B3, a Bolsa de Valores brasileira, mostra que este perfil corresponde a 98% do volume investido na classe, que passou a marca dos R$2 bilhões. 

Além disso, o levantamento ainda revela que desde a sua criação, em 2021, o número de investidores nesta categoria cresceu mais de 400%.  

Não é por menos. A criação deste tipo de fundo se deve ao setor no qual está inserido. Responsável por cerca de 27% do PIB brasileiro, o agronegócio tem chamado cada vez mais atenção ao colocar o Brasil como uma potência mundial do setor.  

Naturalmente, isso atrai um grande número de pessoas que tentam surfar neste momento. Sobretudo, por conta das facilidades. 

O que são Fiagros?

De um modo geral, os Fiagros são bastante parecidos com um dos investimentos mais queridinhos, os fundos imobiliários. Eles investem e pagam dividendos provenientes de alocações em plantas agrícolas e direitos creditórios. 

Atualmente, existem cerca de 40 produtos focados neste segmento, que tem distribuído proventos interessantes até aqui. 

Contudo, eles são negociados, em grande parte, na bolsa e sofrem com as oscilações naturais do mercado. Em outras palavras, a depender do fundo escolhido, a cota estará sujeita a valorizações e desvalorizações ao longo do tempo. 

Neste caso, é preciso que o investidor tenha objetivos bastante claros e compreenda a importância da diversificação de ativos a fim de evitar perdas significativas no mercado. 

Por outro lado, algo que chama a atenção nesta classe é a isenção de imposto de renda, assim como ocorre nos fundos imobiliários. 

Em valores iniciais, o pagamento de pequenas taxas pode não fazer diferença, mas no longo prazo, pode tomar proporções indesejadas. Portanto, a tributação é sempre algo a ser considerado quando falamos de planejamento financeiro. 

Converse com seu assessor para entender se este tipo de investimento combina com seu perfil e se está adequado à carteira. 

Artigos Relacionados

  • 27

    Quinta

    Mar

    27/03/2025 às 10:00

    Investimentos

    Renda variável: conheça estratégias para proteger seus investimentos 

    Conheça maneiras de fazer seus investimentos em renda variável com proteção parcial ou até total do dinheiro investido Quando falamos em renda variável, uma das primeiras palavras que vem à nossa mente é risco. Isso porque, como já sabemos bem, investimentos em renda variável — de maneira geral — não possuem garantia de retorno e …

    Continue lendo
  • 19

    Quarta

    Mar

    19/03/2025 às 14:08

    Investimentos

    Imposto de Renda Mínimo e outras mudanças propostas pelo projeto que amplia isenção de IR

    Entenda o projeto de lei que institui taxação sobre alta renda e saiba qual é o impacto nos investimentos Foi apresentado ao Congresso Nacional nesta terça-feira (18) o Projeto de Lei nº 1.087/2025, que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda e, em contrapartida, propõe mudanças significativas na tributação de pessoas com rendimentos …

    Continue lendo
  • 18

    Terça

    Mar

    18/03/2025 às 10:02

    Investimentos

    Imposto de Renda 2025: o que muda com a tributação de ativos offshore?

    O que você precisa saber sobre as novas regras do IR para investimentos no exterior Começou na segunda-feira, 17/03, o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2025. Os contribuintes têm até 23h59 de 30 de maio para transmitir o documento à Receita Federal. A declaração deste ano traz mudanças importantes para …

    Continue lendo