Qual seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado

04/08/2022 às 10:01

04

Quinta

Ago

3 minutos de leitura
Compartilhar

Perfil de investidor ou perfil de risco é a categorização que uma pessoa recebe para fazer investimentos. Essa definição leva em conta critérios como disposição ao risco, expectativas de ganhos e situação financeira. São 3 tipos de perfis: conservador, moderado ou arrojado.

O perfil de investidor é uma classificação fundamental para quem busca uma boa rentabilidade alinhada ao seu estilo de vida. Cada pessoa tem uma história, objetivos e formas diferentes de lidar com seu patrimônio. Ou seja, as escolhas dos produtos e ativos no mercado financeiro precisam ser pensadas de forma personalizada, respeitando essa identificação.

Assim, é mais fácil tomar decisões e equacionar os riscos associados aos investimentos escolhidos. Além disso, partindo dessa classificação, o assessor consegue ser mais assertivo nas buscas por oportunidades que façam sentido para o cliente.

Também conhecido como perfil de risco, esse conjunto de características determina quais são os investimentos mais adequados. Para chegar na classificação mais coerente, são levados em consideração critérios como tolerância ao risco, expectativas de ganhos e situação financeira. Com essas informações é possível definir se a pessoa tem um perfil conservador, moderado ou arrojado.

Conheça os critérios para definir o perfil de investidor

As instituições financeiras utilizam uma análise conhecida como suitability(traduzida para português como adequação). Por meio de um questionário, determinado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) na Instrução 539 , bancos e corretoras fazem a avaliação dos clientes, envolvendo critérios como:

Finalidade: o objetivo é preservar o patrimônio, ampliá-lo, potencializar os ganhos com alguma compra ou guardar dinheiro, por exemplo, para viajar?

Renda: qual é o rendimento mensal da pessoa?

Prazo: o investimento será mantido por quanto tempo? Determinar, por exemplo, se por um 1 ano, de 1 a 5 ou, ainda, mais de 5 anos.

Situação financeira: o dinheiro pode precisar ser retirado a qualquer momento ou a pessoa possui outras fontes de renda e recursos para emergências?

Tolerância ao risco: a pessoa está disposta a investir em ativos de maior volatilidade ou tem medo de perder dinheiro, optando por opções mais seguras e estáveis?

Familiaridade com o tema: qual é o nível de conhecimento sobre produtos de renda fixa, variável e ativos, como ações de fundos de investimento, CDBs e debêntures?

Patrimônio: quanto está alocado em renda fixa e variável e quanto já foi investido?

Entenda quais são as características de cada perfil de investidor

Na prática, o perfil de risco ajuda a orientar sobre quais os melhores caminhos para cada investidor. Com ele definido, se uma pessoa decide investir em um ativo que foge do seu perfil, por exemplo, a instituição financeira na qual está vinculada vai notificá-la sobre a incompatibilidade do produto com seu perfil. Assim, esse recurso dá mais segurança e assertividade nas decisões, evitando experiências frustrantes. Conheça, então, os três perfis:

Perfil conservador

Pessoas com perfil conservador procuram preservar seu patrimônio antes de qualquer coisa. Preferem não correr tantos riscos, buscando opções mais seguras e que tenham rentabilidade conhecida no momento da aplicação. Geralmente são investidores iniciantes, ainda pouco acostumados com os termos, produtos e dinâmicas do mercado.

Produtos mais alinhados ao perfil: Títulos do Tesouro Direto, CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), Fundos de Investimentos.

Perfil moderado

Pessoas com perfil moderado têm mais conhecimento e buscam equilibrar suas escolhas entre risco, liquidez e rentabilidade. Esses investidores se preocupam com a preservação do patrimônio, mas aceitam correr certos riscos combinando ativos conservadores e arrojados. Aqui as pessoas estão mais dispostas a enfrentar a volatilidade do mercado, mas optam por uma maior diversificação da sua carteira.

Produtos mais alinhados ao perfil: Ativos de Renda Fixa e Ações em Bolsa, Debêntures, Fundos de Ação, Fundos Multimercado, Fundos Imobiliários, Letras Financeiras.

Perfil arrojado

Pessoas com perfil arrojado são mais experientes e acostumadas à dinâmica do mercado financeiro. Suas escolhas visam, na maior parte das vezes, ativos de alto risco que oferecem maior potencial de ganho. Esses investidores têm maior familiaridade com os produtos, sabendo lidar com a volatilidade e surpresas do dia a dia no mercado financeiro.

Produtos mais alinhados ao perfil: Ativos de renda variável, Ações Derivativas, Fundos Cambiais, Criptomoedas, BDRs (Brazilian Depositary Receipts), COE (Certificado de Operações Estruturadas).

Experiência personalizada que respeita seu perfil de investidor

Na Monte Bravo nossos assessores de investimento entendem que sua história é única, por isso, buscam oportunidades para atender exatamente ao seu perfil. São profissionais que prestam atenção ao que o cliente precisa, oferecendo serviços que realmente lhe gerem proteção e cuidam do futuro da sua família.

Fale com a nossa equipe, tenha um atendimento exclusivo e altamente personalizado.

Artigos Relacionados

  • 27

    Quinta

    Mar

    27/03/2025 às 10:00

    Investimentos

    Renda variável: conheça estratégias para proteger seus investimentos 

    Conheça maneiras de fazer seus investimentos em renda variável com proteção parcial ou até total do dinheiro investido Quando falamos em renda variável, uma das primeiras palavras que vem à nossa mente é risco. Isso porque, como já sabemos bem, investimentos em renda variável — de maneira geral — não possuem garantia de retorno e …

    Continue lendo
  • 19

    Quarta

    Mar

    19/03/2025 às 14:08

    Investimentos

    Imposto de Renda Mínimo e outras mudanças propostas pelo projeto que amplia isenção de IR

    Entenda o projeto de lei que institui taxação sobre alta renda e saiba qual é o impacto nos investimentos Foi apresentado ao Congresso Nacional nesta terça-feira (18) o Projeto de Lei nº 1.087/2025, que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda e, em contrapartida, propõe mudanças significativas na tributação de pessoas com rendimentos …

    Continue lendo
  • 18

    Terça

    Mar

    18/03/2025 às 10:02

    Investimentos

    Imposto de Renda 2025: o que muda com a tributação de ativos offshore?

    O que você precisa saber sobre as novas regras do IR para investimentos no exterior Começou na segunda-feira, 17/03, o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2025. Os contribuintes têm até 23h59 de 30 de maio para transmitir o documento à Receita Federal. A declaração deste ano traz mudanças importantes para …

    Continue lendo