As principais características dos Certificados de Operações Estruturadas

COE: o polêmico ativo que gera dúvida a muitos investidores

14/01/2021 às 12:13

14

Quinta

Jan

2 minutos de leitura
Compartilhar

Neste artigo, vamos fazê-lo entender de uma forma muito simples as principais características sobre os Certificados de Operações Estruturadas, ou simplesmente COE.

Os mitos sobre COE

Muito provavelmente você já ouviu dizerem por aí: “o COE não é um bom produto”. Falar que ele é bom ou ruim é generalizar demais.

Se a gente pensar bem, isso pode caber a todo e qualquer ativo se não analisarmos o que é adequado ao nosso perfil e aos nossos objetivos. Então, tudo vai depender das características de cada COE.

O seu assessor da Monte Bravo pode te auxiliar a escolher o que melhor se encaixa a você.

Não existem vantagens ao investir em COE

Por que isso seria um mito? Porque ao investirmos nesse produto, podemos obter retornos de renda variável e ainda com o nosso capital protegido. Vou explicar por partes: existem duas modalidades de COE, a primeira com capital protegido, que é quando há a garantia do valor que investimos.

Ou seja, no pior cenário, o investidor recebe de volta 100% do capital investido. E a segunda modalidade de COE é com capital de risco, quando há a possibilidade de perder o valor investido, mas atenção: o limite da perda é o limite do capital investido inicialmente.

Então, se optarmos pelo COE com capital protegido, temos a segurança de não perder o que investimos.

O COE é complexo

Embora a sua estrutura não seja a mais simples de se entender por conta de toda a sua combinação, saiba que não é necessário saber todas as informações técnicas de um COE.

Essa parte pode ser melhor compreendida pelo seu assessor, que irá te auxiliar a escolher o COE mais adequado para você.

Têm taxas mais elevadas que outros produtos

As taxas máximas embutidas nos COES podem variar de 0,5 a 2% ao ano, em linha com as taxas de administração dos fundos multimercado e fundos de ações. Vale lembrar que os COEs não possuem taxa de performance nem come-cotas.

Esses são os maiores mitos relacionados a esse produto. Além dessas características, vou citar algumas outras como a possibilidade de acessarmos mercados internacionais sem risco cambial.

Ou seja, você pode escolher um COE que te permita participar da alta da bolsa americana, por exemplo, mas sem correr o risco do dólar se desvalorizar.

Mas afinal, investir em COE vale a pena?

Outra vantagem é a de poder investir em um produto com aplicação mínima acessível.

Ao contrário de muitos Fundos Multimercado, por exemplo, que investem em renda fixa, junto a ativos de renda variável como ações, moedas, que muitas vezes tem aplicações mínimas mais altas, podemos encontrar COEs com mínimo de R$ 5.000,00.

Depois desses apontamentos, espero ter facilitado o entendimento sobre os Certificados de Operações Estruturadas. Gostaria de saber mais? Fale com o seu assessor da Monte Bravo para te auxiliar a escolher um COE totalmente adequado ao seu perfil de investidor, objetivos e preferências.

*Este artigo foi escrito por Marina Seixas, produtora de conteúdos da Monte Bravo.

Artigos Relacionados

  • 31

    Quinta

    Out

    31/10/2024 às 16:38

    Investimentos

    Fee based vai trazer mais flexibilidade na gestão dos seus investimentos; saiba como funciona 

    Remuneração fixa de assessores de investimento tende a ganhar força no Brasil com mudanças regulatórias  Fee based, fee-only, fee fixo, taxa fixa. Todas essas expressões representam um novo paradigma para o mercado de investimentos no Brasil.  Esse modelo não é exatamente uma novidade, mas tende a ganhar força com novas regras que entram em vigor …

    Continue lendo
  • 25

    Sexta

    Out

    25/10/2024 às 13:59

    Investimentos

    Confira o Calendário de Resultados do 3º trimestre de 2024

    📄 Para conferir o Calendário de Resultados em formato PDF, clique aqui. A temporada de resultados do 3º trimestre de 2024 já começou! Neste período, as empresas listadas na Bolsa divulgam o seu desempenho no trimestre mais recente. Os resultados referentes ao 2T24 começaram a ser divulgados neste mês de outubro, com as publicações se estendendo até …

    Continue lendo
  • 17

    Quinta

    Out

    17/10/2024 às 14:00

    Investimentos

    Vale a pena investir no exterior no cenário atual?

    Investimentos internacionais podem trazer mais opções e segurança para a sua carteira. Os investimentos no exterior são assunto delicado para alguns investidores. A dificuldade para gerir uma conta internacional e o rendimento relativamente baixo de algumas aplicações estão entre as objeções a esse tipo de aplicação.  No entanto, os investimentos internacionais trazem muitos benefícios para …

    Continue lendo

Fechar

Loading...