Informe Semanal Monte Bravo Corretora — 24/06/2024 - Monte Bravo

Informe Semanal Monte Bravo Corretora — 24/06/2024

24/06/2024 às 11:52

24

Segunda

Jun

< 1 minuto de leitura
Compartilhar
Compartilhe

O Ibovespa fechou a semana passada em alta de 1,4%, aos 121.341 pontos, levando o Índice a acumular queda de 9,57% no ano. A semana foi agitada com decisão de política monetária no Brasil e diversos dados de atividade nos EUA.

Enquanto isso, o dólar subiu 1,1% no mesmo período, cotado a R$ 5,44. Até aqui em 2024, a moeda norte-americana acumula alta de 12,10%.

Infelizmente, enquanto os ativos de risco no mundo inteiro melhoraram com a queda dos juros nos EUA, no Brasil tivemos mais uma semana agitada nos mercados com muita incerteza fiscal e muitos ruídos políticos em torno do Comitê de Política Monetária (Copom).

A fragilização da âncora fiscal, na esteira da mudança das metas, elevou o prêmio de risco e exacerbou o risco de desancoragem. Isso gerou a percepção de que uma ala do governo contempla repetir o mix de política econômica do ciclo de 2010-15, com expansão fiscal e a inflação subindo sem uma reação do BC.

A elevação do risco fiscal empurrou o dólar para cima, deteriorou as expectativas de inflação e as projeções de inflação, o que fez os juros de mercado subirem e criou um quadro em que a opção pela interrupção do ciclo de queda da Selic fosse a única alternativa para quem busca a meta de 3%.

A unanimidade na decisão do Copom contribui para reduzir o temor de que a mudança de presidência do BC resulte numa postura leniente com a inflação. Isso deve ajudar a reduzir a inflação esperada além de contribuir para uma valorização do Real.

Todavia, a origem da tensão está na credibilidade do compromisso fiscal em torno do arcabouço. Por isso, a melhora com o Copom deve ser limitada até que as medidas fiscais concretas tornem as metas do arcabouço alcançáveis.

Artigos Relacionados

  • 28

    Sexta

    Jun

    28/06/2024 às 09:02

    Investimentos

    Informe diário Monte Bravo Corretora — 28/06/2024

    Compartilhe

    CompartilheMercados A medida de inflação preferida do Federal Reserve, o índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE), será divulgada às 9:30h. É esperado que o PCE permaneça estável em 2,6% em termos anuais no mês de maio, enquanto o núcleo — que exclui preços de alimentos e energia e é o parâmetro utilizado …

    Continue lendo
  • 27

    Quinta

    Jun

    27/06/2024 às 09:47

    Investimentos

    IPCA+6% é oportunidade rara no mercado de renda fixa; entenda por que e saiba como investir

    Compartilhe

    CompartilheO termo IPCA+6% tem aparecido com frequência no noticiário sobre investimentos, esquentando o debate sobre quais são as melhores aplicações para investir. Não é à toa: um investimento que rende 6% ao ano e corrige o capital de acordo com a inflação (IPCA) é algo que poucas aplicações financeiras conseguem oferecer – no Brasil e …

    Continue lendo
  • 27

    Quinta

    Jun

    27/06/2024 às 08:51

    Investimentos

    Informe diário Monte Bravo Corretora — 27/06/2024

    Compartilhe

    CompartilheMercados A diretora do Fed, Michelle Bowman, reiterou nesta quarta-feira (26) sua visão básica de que “a inflação diminuirá ainda mais com a taxa de política mantida estável”. Bowman disse ainda que cortes nas taxas de juros serão “eventualmente” apropriados se a inflação se mover de forma sustentável em direção a 2%. Os juros dos …

    Continue lendo

Fechar

Loading...