Informe Semanal Monte Bravo Corretora — 19/08/2024

19/08/2024 às 11:39

19

Segunda

Ago

2 minutos de leitura
Compartilhar

A volatilidade está sendo a marca do mês de agosto. No entanto, passadas duas semanas do crash causado pelo Iene, a área de Análise da Monte Bravo Corretora entende que nossa visão inicial foi validada. 

Enxergamos que a reação pela desmontagem das posições financiadas na moeda japonesa foi exagerada. A rápida recuperação dos mercados de risco globalmente corrobora com esta tese. 

A maioria das bolsas de valores já está acima do patamar de fechamento no dia 2 de agosto, véspera do crash nos ativos de risco. Isto inclui desde o próprio Nikkei 225, de Tóquio, até o americano S&P 500 —passando por Nasdaq, Euro Stoxx e o nosso Ibovespa.

Os juros dos títulos do Tesouro Americano caíram mais um pouco. O título de 10 anos recuou para a faixa de 3,90%, mas o medo de uma recessão foi afastado por dados que mostram uma economia em desaceleração suave.  

Nesse contexto, os ativos de risco no mundo inteiro seguem em alta. O movimento confirma nossa tese de que a proximidade do ciclo de redução de juros nos EUA traria um enfraquecimento do dólar, estimulando a compra de ativos de risco ao redor do mundo. 

No front geopolítico, todos aguardam o próximo movimento do Irã no Oriente Médio, por conta da promessa de uma resposta severa ao assassinato do líder do Hamas no mês passado. A Marinha dos EUA enviou navios de guerra e um submarino para o Oriente Médio, enquanto o país também produziu uma proposta de cessar-fogo. 

No Brasil, a semana foi de ganhos nos juros longos, que fecharam acompanhando a queda do dólar. O IFIX, principal índice do mercado de Fundos Imobiliários, avançou 2%. O Ibovespa subiu 2,6% e está perto de zerar o prejuízo acumulado no ano.  

O Cenário Base Monte Bravo, ao qual atribuímos 65% de chance de concretização, segue contando com uma solução razoável para o superávit primário de 2025, que vai trazer o risco para baixo e ajudar o Real a apreciar. Agora, a bola está com o governo. Sem isso, vamos para o nosso Cenário Alternativo, onde a inflação em alta vai obrigar o BC a aumentar os juros. 

???? Para conferir o Informe Semanal completo, clique aqui.

Artigos Relacionados

  • 27

    Quinta

    Mar

    27/03/2025 às 10:00

    Investimentos

    Renda variável: conheça estratégias para proteger seus investimentos 

    Conheça maneiras de fazer seus investimentos em renda variável com proteção parcial ou até total do dinheiro investido Quando falamos em renda variável, uma das primeiras palavras que vem à nossa mente é risco. Isso porque, como já sabemos bem, investimentos em renda variável — de maneira geral — não possuem garantia de retorno e …

    Continue lendo
  • 19

    Quarta

    Mar

    19/03/2025 às 14:08

    Investimentos

    Imposto de Renda Mínimo e outras mudanças propostas pelo projeto que amplia isenção de IR

    Entenda o projeto de lei que institui taxação sobre alta renda e saiba qual é o impacto nos investimentos Foi apresentado ao Congresso Nacional nesta terça-feira (18) o Projeto de Lei nº 1.087/2025, que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda e, em contrapartida, propõe mudanças significativas na tributação de pessoas com rendimentos …

    Continue lendo
  • 18

    Terça

    Mar

    18/03/2025 às 10:02

    Investimentos

    Imposto de Renda 2025: o que muda com a tributação de ativos offshore?

    O que você precisa saber sobre as novas regras do IR para investimentos no exterior Começou na segunda-feira, 17/03, o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2025. Os contribuintes têm até 23h59 de 30 de maio para transmitir o documento à Receita Federal. A declaração deste ano traz mudanças importantes para …

    Continue lendo