De olho na governança: funcionários felizes interferem em bom desempenho na bolsa

De olho na governança: funcionários felizes interferem em bom desempenho na bolsa

29/07/2021 às 17:04

29

Quinta

Jul

2 minutos de leitura
Compartilhar

Enquanto muita gente reduz o conceito dos fundos ESG à questão da sustentabilidade, algo de novo vem mudando o cenário da letra G, de governança. Estudos de rotinas corporativas sinalizam que a satisfação dos colaboradores pode afetar positivamente o desempenho das companhias na bolsa. O contrário também é verdadeiro: funcionários insatisfeitos podem adiar o protagonismo da empresa no mercado financeiro.

Uma pesquisa da MarketPsych, consultoria de Singapura, revelou que empresas conhecidas pelas boas práticas de governança trabalhista se destacam entre as que mais conquistam bons indicadores na bolsa e têm menor oscilação no curto prazo. Já grupos que ainda mantêm estruturas precárias de trabalho, como algumas cadeias de fast food, são as que apresentam menor constância de rentabilidade ao longo do tempo.

A empresa cruzou balanços financeiros, informes para o mercado, comunicados internos e dados publicados em mídias sociais para chegar à conclusão de que a felicidade do time é diretamente proporcional ao desempenho das marcas no mercado.

A lógica é a seguinte: quando o trabalhador é valorizado, tem os direitos respeitados e trabalha em um ambiente agradável, ele costuma “vestir a camisa” da empresa de maneira orgânica, sem artificialismos.

Além disso, as políticas modernas de recursos humanos dão pontos para as companhias que criam essas condições positivas – respeito à diversidade, gestão salarial justa, planos de carreira, incentivo à capacitação e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco.

No Brasil, a maior resistência ainda está em grupos familiares. Questões culturais que “blindam” as organizações gerenciadas “de pai para filho” impedem avanços expressivos nas relações de trabalho, nas políticas de compliance e nas relações com a concorrência. Entre essas práticas anacrônicas, podemos destacar o receio em compartilhar dados não-estratégicos com os colaboradores. 

Mas esse entendimento vem mudando aos poucos. A ampliação dos canais digitais de comunicação expôs questões que antes eram restritas aos corredores da empresa. O funcionário infeliz transparece isso para além das relações pessoais. Já o colaborador satisfeito também manifesta esse contentamento. Se antes a felicidade estava restrita ao círculo familiar e de amizade, agora o mercado também está de olho nisso. Bom para a empresa, bom para os investidores.

Artigos Relacionados

  • 31

    Quinta

    Out

    31/10/2024 às 16:38

    Investimentos

    Fee based vai trazer mais flexibilidade na gestão dos seus investimentos; saiba como funciona 

    Remuneração fixa de assessores de investimento tende a ganhar força no Brasil com mudanças regulatórias  Fee based, fee-only, fee fixo, taxa fixa. Todas essas expressões representam um novo paradigma para o mercado de investimentos no Brasil.  Esse modelo não é exatamente uma novidade, mas tende a ganhar força com novas regras que entram em vigor …

    Continue lendo
  • 25

    Sexta

    Out

    25/10/2024 às 13:59

    Investimentos

    Confira o Calendário de Resultados do 3º trimestre de 2024

    📄 Para conferir o Calendário de Resultados em formato PDF, clique aqui. A temporada de resultados do 3º trimestre de 2024 já começou! Neste período, as empresas listadas na Bolsa divulgam o seu desempenho no trimestre mais recente. Os resultados referentes ao 2T24 começaram a ser divulgados neste mês de outubro, com as publicações se estendendo até …

    Continue lendo
  • 17

    Quinta

    Out

    17/10/2024 às 14:00

    Investimentos

    Vale a pena investir no exterior no cenário atual?

    Investimentos internacionais podem trazer mais opções e segurança para a sua carteira. Os investimentos no exterior são assunto delicado para alguns investidores. A dificuldade para gerir uma conta internacional e o rendimento relativamente baixo de algumas aplicações estão entre as objeções a esse tipo de aplicação.  No entanto, os investimentos internacionais trazem muitos benefícios para …

    Continue lendo

Fechar

Loading...