Volatilidade: você sabe o que é e como ela afeta seus investimentos? - Monte Bravo

Volatilidade: você sabe o que é e como ela afeta seus investimentos?

14/09/2022 às 18:17

14

Quarta

Set

3 minutos de leitura
Compartilhar

A volatilidade é um conceito da economia que explica a frequência e a variação na movimentação nos preços dos ativos no mercado financeiro. Ela retrata o sobe e desce na Bolsa, além de servir de parâmetro para definir os riscos no investimento. Quanto maior a variação no preço de uma ação, maior também é o risco atrelado às transações.

Este é um importante indicativo para estudar a movimentação do mercado e conseguir estabelecer possíveis cenários. Se um assessor de investimento apresenta opções de alta volatilidade, isso quer dizer que o preço desse ativo varia muito por um determinado período.

As opções em renda variável, de maneira geral, talvez sejam as mais afetadas por essa variação de preços. Aspectos geopolíticos, monetários ou acontecimentos específicos na economia, por exemplo, tencionam essas negociações, que podem reagir de forma positiva ou negativa.

O mercado costuma passar por mudanças de direção durante todo um dia de operações. Esse cenário é o que gera as oscilações nos valores negociados. A condição deve ser considerada no planejamento da carteira. Nesse contexto, a volatilidade pode viabilizar a identificação das potenciais perdas ao alocar os investimentos.

Volatilidade: seus tipos e as características

O conceito de volatilidade apresenta, ainda, outras definições que ajudam no entendimento de como as oscilações de preço ocorrem e interferem nos investimentos.

Cambial

Esse tipo está relacionado às movimentações de taxa no mercado de câmbio, sendo a volatilidade determinada pela variação do dólar. Esse tipo de oscilação tem impacto sentido em toda a economia global. Isso ocorre porque muitos produtos são importados, como commodities, insumos e matérias-primas, entre outros.

Implícita

Ajuda na previsão de movimentos de um ativo. Esse tipo de volatilidade é calculado com apoio de informações do preço nos mercados futuros e derivativos, mas também é comum no mercado de opções.

Histórica

Apoia na avaliação dos níveis de sobrevenda ou sobrecompra de ações, assim como ajuda, também, a determinar os stops e a definição de alvos no mercado financeiro.

Real

Essa volatilidade, também conhecida como futura, é determinada pela cotação de um ativo subjacente no mercado. Ela é a verdadeira representação da variação de preço de um ativo.

Volatilidade: saiba como ela afeta os investimentos

Diversos aspectos podem influenciar a variação nos preços de um ativo. Como pudemos acompanhar até aqui, a volatilidade apresenta riscos, mas, também, oportunidades para quem busca uma estratégia de diversificação de carteira.

Para investir no mercado volátil é preciso estar ciente dos riscos envolvidos na operação. A alteração de preços é um deles. Os ativos nesta categoria podem sofrer mudanças de valor a qualquer momento. No caso de renda fixa, a remuneração é igual, mas o preço pode variar.

As alterações no valor da rentabilidade de um ativo também são riscos da volatilidade; para ações, essa variação da cota é a mesma do rendimento. Investimento em empresas voláteis, como aquelas com possibilidade de falência, também tem riscos atrelados.

Hora de investir: quais categorias são mais afetadas?

Nem todos os investimentos sofrem os efeitos da volatilidade e, logo, são menos arriscados. Conheça abaixo as categorias de ativos mais afetados:

Ações: esses ativos possuem valores que mudam conforme a oferta e demanda, além de estarem passíveis às variações bruscas.

Fundos imobiliários: mesmo com volatilidade menor, em comparação com outras opções, os investimentos podem ser impactados, dependendo de aspectos como a situação da economia.

Moedas estrangeiras: esses ativos, como dólar ou euro, sofrem oscilações constantes em curtos períodos, além de também estarem atrelados a contextos políticos e econômicos. 

Mercado futuro: os investimentos neste mercado envolvem negociações de contratos futuros, o que significa que após certo período os preços sofrem alterações de impacto.

Perfil de investidor e volatilidade

Para entrar no mercado volátil é preciso ter um perfil de investidor mais arrojado e experiente ou então contar com apoio de profissionais especialistas no tema, como assessores de investimento. Com entendimento da dinâmica do segmento financeiro e boa avaliação dos contextos externos, é possível ter mais sucesso ao planejar os investimentos.


Artigos Relacionados

  • 18

    Quarta

    Set

    18/09/2024 às 17:32

    Análise

    Fed: corte agressivo é um seguro contra o risco de maior desaceleração

    📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui. O FOMC optou por cortar a taxa de Fed Funds em 50 pontos-base nesta quarta-feira (18). O Comitê reconheceu que houve progressos em direção ao objetivo de atingir a meta de 2,0% de inflação. Desta forma, vendo riscos simétricos, o Fed ganhou confiança para  iniciar …

    Continue lendo
  • 12

    Segunda

    Ago

    12/08/2024 às 11:59

    Economia

    A Carta Mensal de agosto já está disponível!

    Na Carta Mensal de agosto, nossa área de Análise destaca que a recente volatilidade global é um movimento técnico e deve ser superado nas próximas semanas. O Brasil não foi profundamente afetado pela volatilidade global porque nossos ativos já vinham deteriorando desde meados de abril. Os ativos brasileiros continuam sofrendo com a corrosão da credibilidade …

    Continue lendo
  • 02

    Sexta

    Ago

    02/08/2024 às 11:35

    Economia

    Monte Bravo Analisa | Volatilidade Global amplia o efeito negativo da incerteza fiscal e monetária

    📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui! A volatilidade continuou sendo a tônica nos mercados globais nessa semana. As reações do mercado financeiro são complexas e — por mais que tentemos criar uma narrativa para explicar a trajetória dos preços — as reações às notícias nem sempre correspondem ao que a teoria …

    Continue lendo

Fechar

Loading...