IPCA de janeiro vem em linha com o esperado, mas núcleos e serviços indicam alta da inflação nos próximos meses

11/02/2025 às 12:23

11

Terça

Fev

3 minutos de leitura
Compartilhar

???? Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui.

  • IPCA avançou 0,16% em janeiro, em linha com as expectativas;
  • As principais pressões sobre o IPCA em janeiro vieram de passagens aéreas, alimentos e serviços;
  • Índice foi impactado positivamente pelo bônus de Itaipu e pela menor pressão de móveis, eletrodomésticos e vestuário
  • A dinâmica dos núcleos e serviços segue deteriorada e indica trajetória de alta da inflação nos próximos meses;
  • Nossa projeção para o IPCA em 2025 é de alta de 7,0%.

O IPCA de janeiro de 2025 apresentou alta de 0,16%, em linha com nossa expectativa e o consenso do mercado. O índice cheio foi impactado favoravelmente pelo desconto de energia elétrica, devido ao bônus de Itaipu, e a menor pressão de móveis, eletrodomésticos e vestuário.

Por outro lado, os serviços se mantiveram pressionados — com o núcleo de serviços atingindo 5,9% em termos anuais. A alta de alimentos arrefeceu na margem, mas segue bastante pressionada.

Em relação à política monetária, o balanço de riscos assimétrico e a fragilização da âncora fiscal continuam demandando uma postura firme do Banco Central. Isso reforça a sinalização de manutenção do ritmo de alta de 100 pontos base na reunião de março. Nós acreditamos que a deterioração do cenário inflacionário exigirá a continuidade do ciclo, com uma elevação de 50 p.b. na reunião de maio levando a taxa Selic terminal para 14,75% ao ano.

As principais pressões sobre o IPCA em janeiro vieram de passagens aéreas, alimentos e serviços. Por outro lado, a inflação de bens ficou abaixo do esperado devido à deflação nos segmentos de vestuário e eletroeletrônicos.

A dinâmica dos núcleos, assim como a dos segmentos de serviços, segue bastante deteriorada. Isso indica uma trajetória de alta da inflação nos próximos meses.

Os núcleos permaneceram em patamar elevado, com alta de 0,61% em janeiro, acelerando em relação a dezembro (0,58%). A média móvel trimestral dessazonalizada e anualizada atingiu 5,9%. No acumulado em 12 meses, a variação passou de 4,3% em dezembro para 4,5% em janeiro. Essa dinâmica continua distante do centro da meta e exige uma postura vigilante do Banco Central.

O núcleo de bens apresentou uma dinâmica mais favorável na margem, beneficiado pela sazonalidade das liquidações de vestuário e eletroeletrônicos. Ainda assim, a média móvel trimestral dessazonalizada e anualizada acelerou para 4,9% em janeiro. No acumulado em 12 meses, o núcleo de bens subiu para 2,4%.

Os serviços permaneceram pressionados, impulsionados pelo mercado de trabalho aquecido e pela inércia inflacionária do setor. O núcleo de serviços, excluindo passagens aéreas, avançou 0,86% em janeiro, com destaque para aluguel, alimentação fora do domicílio e seguro de automóvel. A média móvel trimestral anualizada segue elevada, atingindo 7,5% em janeiro. Em termos anuais, o núcleo de serviços acelerou significativamente, alcançando 5,9%, o que evidencia o desafio da política monetária em desacelerar esse grupo e conduzir a inflação para a meta.

Para fevereiro, projetamos uma alta de 1,43% no IPCA. Isso deve acontecer por conta do fim do impacto do bônus de Itaipu nas contas de luz e dos reajustes anuais da educação que, segundo as coletas, devem ser os maiores dos últimos anos.

A projeção para o IPCA em 2025 é de uma alta de 7,0%.

Artigos Relacionados

  • 02

    Quarta

    Abr

    02/04/2025 às 09:22

    Análise

    Informe diário Monte Bravo Corretora — 02/04/2025

    Para conferir o Informe Diário em formato PDF, clique aqui. Mercados Os mercados globais seguem reféns das tarifas de Trump. Investidores aguardam mais clareza nesta quarta-feira, quando as tarifas recíprocas do serão anunciadas. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse a parlamentares na terça-feira que as tarifas servirão como um “teto”, ou seja, o valor anunciado …

    Continue lendo
  • 01

    Terça

    Abr

    01/04/2025 às 17:38

    Análise

    Carteira de Ações Monte Bravo — Abril/2025

    A Carteira de Ações Monte Bravo de Abril de 2025 está no ar. Todo mês, nosso time de Análise publica um relatório com as principais oportunidades no mercado de ações no Brasil. Essa curadoria leva em conta: Veja a carteira na íntegra e entre em contato com seu assessor de investimentos aqui na Monte Bravo …

    Continue lendo
  • 01

    Terça

    Abr

    01/04/2025 às 17:37

    Análise

    Carteira FIIs Monte Bravo — Abril/2025

    Nosso time de análise desenvolveu a Carteira de FIIs Monte Bravo Análise para oferecer aos nossos clientes um portfólio global para alocação em Fundos Imobiliários. Nossa estratégia mescla um bom dividend yield com ganhos de capital e, para isso, temos uma carteira diversificada em Fundos de Crédito (Recebíveis Imobiliários e Agro e Infra) e Fundos …

    Continue lendo