IPCA: Serviços e bens indicam trajetória preocupante para a inflação - Monte Bravo

IPCA: Serviços e bens indicam trajetória preocupante para a inflação

10/01/2025 às 11:18

10

Sexta

Jan

3 minutos de leitura
Compartilhar

📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui.

  • IPCA avançou 0,52% em dezembro, ligeiramente abaixo das expectativas;
  • Apesar dos números abaixo do esperado, a composição do índice é bastante preocupante;
  • Núcleos da inflação permanecem em patamar elevado e exigem vigilância do Banco Central;
  • Nossa projeção para o IPCA em 2025 é de alta de 6,2%.

O IPCA de dezembro apresentou alta de 0,52%, ficando ligeiramente abaixo de nossa expectativa e do consenso de mercado. Apesar desse leve desvio, a composição do índice é bastante preocupante. Houve uma aceleração acima do esperado na inflação de bens — possivelmente refletindo os primeiros efeitos da recente depreciação cambial —, além da continuidade da alta no núcleo de serviços — que já se aproxima de 6,0% ao ano.

Em relação à política monetária, o balanço de riscos assimétrico e a fragilização da âncora fiscal continuam demandando uma postura firme do Banco Central. Isso reforça a sinalização de manutenção do ritmo de alta de 100 pontos base nas próximas duas reuniões. Acreditamos que a deterioração do cenário inflacionário exigirá a continuidade do ciclo com mais duas elevações de 50 pontos base nas reuniões de maio e junho, levando a taxa Selic terminal para 15,25% ao ano.

O IPCA encerrou o ano com uma alta acumulada de 4,8%.

As principais pressões sobre o índice em dezembro vieram de alimentos, alta nos preços de eletrodomésticos, vestuário, gasolina e serviços. Era esperada uma reversão da deflação de bens observada em novembro devido à Black Friday, mas o movimento de alta superou essa expectativa.

Embora a inflação tenha ficado ligeiramente abaixo do previsto, a dinâmica dos núcleos — bem como dos segmentos de serviços e bens — trouxe sinais preocupantes para a trajetória inflacionária nos próximos meses.

Os núcleos permaneceram em patamar elevado, com alta de 0,58% em dezembro e acelerando frente a novembro (0,39%). No acumulado de 12 meses, a variação passou de 4,2% em novembro para 4,3% em dezembro. Esse comportamento mantém os núcleos em um nível desconfortável e exige vigilância do Banco Central.

O núcleo de bens mostrou forte aceleração, refletindo a reversão da deflação da Black Friday e o repasse da depreciação cambial. Em dezembro, registrou alta de 0,68% — após deflação de 0,13% em novembro. No acumulado de 12 meses, subiu de 2,1% em novembro para 2,4% em dezembro.

Os serviços continuaram pressionados, impulsionados pelo mercado de trabalho aquecido. O núcleo de serviços, excluindo passagens aéreas, registrou alta de 0,67% em dezembro. O destaque ficou para alimentação fora do domicílio, seguro de automóvel e serviços de entretenimento. Em termos anuais, o núcleo de serviços apresentou forte aceleração e atingiu 5,8% em dezembro.

Para janeiro, projetamos uma deflação de 0,05% no IPCA por conta do impacto do bônus de Itaipu nas contas de luz. Contudo, essa redução será revertida em fevereiro, quando o índice deverá subir para 1,56%.

A projeção para o IPCA em 2025 é de uma alta de 6,2%.

Artigos Relacionados

  • 04

    Terça

    Fev

    04/02/2025 às 18:00

    Análise

    Carteira FIIs Monte Bravo — Fevereiro/2025

    A Carteira FIIs Monte Bravo de fevereiro de 2025 está no ar. O time de nossa Área de Análise desenvolveu a Carteira de FIIs Monte Bravo Análise com o objetivo de fornecer para nossos clientes um portfólio global para alocação em Fundos Imobiliários. Nossa estratégia mescla um bom dividend yield com ganhos de capital e, …

    Continue lendo
  • 04

    Terça

    Fev

    04/02/2025 às 09:28

    Informe Diário

    Com tarifas no radar, mercados operam em compasso de espera

    📄 Para conferir o Informe Diário em formato PDF, clique aqui. Mercados Os mercados internacionais estão, novamente, em compasso de espera nesta terça-feira (04). Isso acontece após a China anunciar que irá impor tarifas de importação para alguns produtos norte-americanos em resposta às tarifas anunciadas pelo governo dos EUA. O movimento vem após a sinalização de …

    Continue lendo
  • 03

    Segunda

    Fev

    03/02/2025 às 18:05

    Análise

    Carteira de Ações Monte Bravo — Fevereiro/2025

    A Carteira de Ações Monte Bravo de fevereiro de 2025 está no ar. Todo mês, nossa área de Análise publica um relatório com as principais oportunidades no mercado de ações no Brasil. Essa curadoria leva em conta: Veja a carteira na íntegra e entre em contato com seu assessor aqui na Monte Bravo para saber …

    Continue lendo

Fechar

Loading...