IPCA-15 fica abaixo do esperado, mas núcleos apontam para alta da inflação

25/02/2025 às 11:54

25

Terça

Fev

3 minutos de leitura
Compartilhar

???? Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui.

  • ‘Prévia da inflação’ avançou 1,23% em fevereiro, abaixo das projeções;
  • Fim do bônus de Itaipu e reajustes escolares estão entre as maiores pressões no índice;
  • Núcleos continuam em nível desconfortável e exigem postura vigilante do BC;
  • Com a divulgação do IPCA-15, atualizamos nossa projeção para o IPCA de fevereiro.

O IPCA-15 de fevereiro registrou alta de 1,23%, ficando abaixo da nossa expectativa (1,45%) e do consenso do mercado (1,37%). A forte deflação de passagens aéreas, o menor reajuste de educação e a redução da alta de alimentação contribuíram para a inflação melhor que a esperada.

Os núcleos ficaram em linha com nossa expectativa, mas o núcleo de serviços indicou menor pressão. Por outro lado, o núcleo de bens ficou pressionado com o repasse da depreciação cambial.

O resultado do IPCA-15 indica que a inflação segue disseminada e preocupante, demandando uma postura firme do Banco Central. Isso reforça a sinalização de manutenção do ritmo de alta de 100 pontos base na reunião de março. Acreditamos que a deterioração do cenário inflacionário exigirá a continuidade do ciclo, com uma elevação de 50 p.b. na reunião de maio, o que resultaria em uma taxa Selic terminal de 14,75% ao ano.

As principais pressões sobre o índice em fevereiro vieram do fim do desconto do bônus de Itaipu nas contas de energia, o reajuste anual de educação, da alta de bens e da gasolina. A deflação de passagens aéreas, que caíram 20,4% em fevereiro, foi uma das principais fontes de alívio — mas, como este é um item volátil, não há sinais de menor pressão de passagens aéreas ao longo do ano.    

Os núcleos ficaram em linha com o esperado, com destaque para a aceleração do núcleo de bens.

Os núcleos registraram alta de 0,62% em fevereiro, levemente abaixo da alta de 0,66% em janeiro. No acumulado de 12 meses, a variação passou de 4,4% em janeiro para 4,5% em fevereiro. Esse comportamento mantém os núcleos em um nível desconfortável, exigindo uma postura ainda mais vigilante do Banco Central.

O núcleo de bens acelerou na margem, passando de 0,37% em janeiro para 0,41% em fevereiro com o impacto da depreciação cambial. No acumulado de 12 meses, o núcleo de bens subiu de 2,5% em janeiro para 2,6% em fevereiro.

Os serviços ficaram menos pressionados devido à deflação de passagens aéreas, do seguro de automóveis e de entretenimento. O núcleo de serviços, excluindo passagens aéreas, registrou alta de 0,63% em fevereiro, com destaque para aluguel e condomínio. Em termos anuais, o núcleo de serviços teve leve desaceleração e passou de 6,0% em janeiro para 5,9% em fevereiro. Apesar do recuo na margem, o patamar segue preocupante ao considerarmos a inércia da inflação desse grupo.

Após o resultado do IPCA-15, projetamos uma alta de 1,35% no IPCA de fevereiro. Para 2025, projetamos alta de 7,0% devido à expectativa de depreciação do câmbio, a desancoragem das expectativas de inflação e os reajustes de preços administrados.

Artigos Relacionados

  • 02

    Quarta

    Abr

    02/04/2025 às 09:22

    Análise

    Informe diário Monte Bravo Corretora — 02/04/2025

    Para conferir o Informe Diário em formato PDF, clique aqui. Mercados Os mercados globais seguem reféns das tarifas de Trump. Investidores aguardam mais clareza nesta quarta-feira, quando as tarifas recíprocas do serão anunciadas. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse a parlamentares na terça-feira que as tarifas servirão como um “teto”, ou seja, o valor anunciado …

    Continue lendo
  • 01

    Terça

    Abr

    01/04/2025 às 17:38

    Análise

    Carteira de Ações Monte Bravo — Abril/2025

    A Carteira de Ações Monte Bravo de Abril de 2025 está no ar. Todo mês, nosso time de Análise publica um relatório com as principais oportunidades no mercado de ações no Brasil. Essa curadoria leva em conta: Veja a carteira na íntegra e entre em contato com seu assessor de investimentos aqui na Monte Bravo …

    Continue lendo
  • 01

    Terça

    Abr

    01/04/2025 às 17:37

    Análise

    Carteira FIIs Monte Bravo — Abril/2025

    Nosso time de análise desenvolveu a Carteira de FIIs Monte Bravo Análise para oferecer aos nossos clientes um portfólio global para alocação em Fundos Imobiliários. Nossa estratégia mescla um bom dividend yield com ganhos de capital e, para isso, temos uma carteira diversificada em Fundos de Crédito (Recebíveis Imobiliários e Agro e Infra) e Fundos …

    Continue lendo