Informe Semanal Monte Bravo Corretora — 17/03/2025

17/03/2025 às 10:40

17

Segunda

Mar

2 minutos de leitura
Compartilhar

Cenário global

Nos EUA, os dados de inflação surpreenderam favoravelmente com os núcleos abaixo do esperado. Em fevereiro, o núcleo do CPI registrou alta de 0,2% na margem, com alta menor que o esperado pelo consenso do mercado, que projetava 0,3%. Em termos anuais, o núcleo do CPI recuou de 3,3% em janeiro para 3,1% em fevereiro.

A surpresa foi concentrada no núcleo de serviços, que desacelerou de 0,5% em janeiro para 0,3% em fevereiro, com a menor pressão de serviços de saúde, seguro de automóveis e deflação de passagens aéreas. Essa menor pressão também foi capturada pelo núcleo de serviços excluindo os serviços de moradia, que teve alta de 0,2% em fevereiro, após ter registrado alta de 0,8% em janeiro.

Por outro lado, o núcleo de bens registrou alta 0,2% na margem, o que interrompeu 13 meses consecutivos de deflação do núcleo de bens na comparação anual, que passou de queda de 0,1% em janeiro para estabilidade em fevereiro. Considerando os resultados do CPI e do PPI de fevereiro, a projeção para o núcleo do PCE indica alta de 0,3% na margem, o que deverá levar a ligeira alta do núcleo em termos anuais, que passará de 2,6% para 2,7% em fevereiro.

Na reunião do FED da próxima quarta-feira, a expectativa é que os juros sejam mantidos em 4,5% a.a. Desde a última reunião de janeiro, os dados de atividade moderaram e os indicadores de inflação também seguiram trajetória de desinflação esperada. Entretanto, as incertezas a respeito da amplitude e os impactos das tarifas na inflação e na atividade deverão manter o tom de cautela do discurso do presidente do FED, Jerome Powell, na entrevista após a decisão. Esperamos que Powell mantenha a sinalização que não há pressa para fazer ajustes na política monetária. A expectativa de dois cortes de 25 p.b. ao longo de 2025 deverá ser mantida, embora as projeções de crescimento deverão ser reduzidas de 2,0% para 1,7% em 2025, mas compensadas por revisões para cima das projeções do núcleo do PCE, que deverão ser elevadas de 2,6% para 2,7%.

Cenário doméstico

No Brasil, o IPCA registrou alta de 1,31% em fevereiro, confirmando as pressões de energia, alimentos, o repasse do câmbio para os bens e a inflação de serviços em alta. A projeção para março foi mantida em 0,6% e projeção para o ano segue em 6,5%. Os dados de atividade foram mistos com o setor de serviços recuando 0,2% na margem, enquanto as vendas do varejo incluindo automóveis e material de construção tiveram forte alta de 2,3% na margem.        

Na quarta-feira, o Copom deverá elevar a taxa Selic em 100 pontos-base para 14,25% a.a., conforme sinalizado na reunião anterior. A sinalização para a próxima reunião é o grande foco de atenção da reunião. Esperamos que o Copom siga reconhecendo que o balanço de riscos para a inflação segue assimétrico, mas que o ritmo de aperto de juros deverá ser ajustado nas próximas reuniões, considerando o forte movimento de aperto dos juros reais já implementado. Essa comunicação será compatível com uma nova alta de 50 pontos-base em maio, levando a taxa Selic para 14,75% a.a.

???? Para conferir o Informe Semanal completo, clique aqui.

Artigos Relacionados

  • 02

    Quarta

    Abr

    02/04/2025 às 09:22

    Análise

    Informe diário Monte Bravo Corretora — 02/04/2025

    Para conferir o Informe Diário em formato PDF, clique aqui. Mercados Os mercados globais seguem reféns das tarifas de Trump. Investidores aguardam mais clareza nesta quarta-feira, quando as tarifas recíprocas do serão anunciadas. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse a parlamentares na terça-feira que as tarifas servirão como um “teto”, ou seja, o valor anunciado …

    Continue lendo
  • 01

    Terça

    Abr

    01/04/2025 às 17:38

    Análise

    Carteira de Ações Monte Bravo — Abril/2025

    A Carteira de Ações Monte Bravo de Abril de 2025 está no ar. Todo mês, nosso time de Análise publica um relatório com as principais oportunidades no mercado de ações no Brasil. Essa curadoria leva em conta: Veja a carteira na íntegra e entre em contato com seu assessor de investimentos aqui na Monte Bravo …

    Continue lendo
  • 01

    Terça

    Abr

    01/04/2025 às 17:37

    Análise

    Carteira FIIs Monte Bravo — Abril/2025

    Nosso time de análise desenvolveu a Carteira de FIIs Monte Bravo Análise para oferecer aos nossos clientes um portfólio global para alocação em Fundos Imobiliários. Nossa estratégia mescla um bom dividend yield com ganhos de capital e, para isso, temos uma carteira diversificada em Fundos de Crédito (Recebíveis Imobiliários e Agro e Infra) e Fundos …

    Continue lendo