📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui.
A Usiminas reportou na manhã de quinta-feira (24) seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2025.
Os números ficaram acima da expectativa do consenso de mercado e reforçam a nossa tese de que as mudanças provocadas pela troca de controle da companhia deveriam tornar a operação mais eficiente e rentável. Entretanto, graças ao cenário macro desafiador e as dúvidas que temos em relação a medidas de contenção de importações para reduzir a entrada de aço internacional, ainda mantemos uma recomendação neutra nos papeis da companhia.
No 1T25, a companhia acelerou as tendências de ganhos de eficiência, mas o destaque foi a melhora de volumes e preços no segmento de Aço, que — combinados com mais um trimestre de redução de custo por tonelada — permitiram uma surpresa bastante positiva no EBITDA.
A companhia reportou que os números do 2T25 devem vir melhores, com evolução nos ganhos de eficiência e melhora na parte comercial, com crescimento de vendas e mix melhores, ou seja, esperamos que as margens se mantenham nos patamares atuais.
A operação de mineração se recuperou após dois trimestres desafiadores, com a companhia apresentando crescimento de 34% no EBTIDA e melhora de 17 p.p na margem. esperamos que as margens da operação de mineração se mantenham nos patamares atuais.
Entendemos que o caminho ainda é desafiador, já que anos de subinvestimentos deixaram o parque fabril da companhia bastante defasado. No entanto, acreditamos que as movimentações do atual grupo de controle apontam para o caminho certo na tentativa de recuperar a rentabilidade da companhia e torná-la menos suscetível a fatores internos.
Continuamos preferindo esperar melhores sinais de preços no mercado interno e melhores sinais de que o atual time de gestão está mais confortável com os ativos que tem em mãos, porém os sinais já são mais animadores. Além disso, apesar da melhora na demanda aparente de aço no 1T25, temos percebido uma aceleração na importação de aço — o que, somado a valorização do real, pode dificultar reajustes de preços por parte das siderúrgicas nos próximos trimestres.
Além de nossas dúvidas, enxergamos hoje a operação da Gerdau, que tem um mercado ligeiramente mais resiliente e mais blindado de importações, negociando em preços bastante atraentes.
Usiminas (USIM5) — Neutro
Preço Alvo | 8,50 |
Preço Atual | 5,81 |
Upside | 46% |
Capitalização de Mercado (R$ bi) | 7,22 |
Ações Emitidas (mi) | 1.231 |
Free Float | 65,0% |
Performance
Semana | +5,41% |
Mês | -1,53% |
Ano | +9,21% |
Análise por Bruno Benassi, CNPI 9236, Analista de Ativos da Monte Bravo Corretora, CNPJ 50.489.148/0001-00.