Assessor de investimento, também conhecidos como agentes autônomos independentes (AAI) são responsáveis por apoiar seus clientes em decisões sobre negociações de ativos. A principal função é tirar dúvidas, apresentar informações e facilitar oportunidades para os investidores no mercado financeiro.
O papel do assessor de investimento é facilitar a compreensão dos riscos e das características de uma negociação. Eles não fazem recomendações e nem realizam a gestão do patrimônio, mas ajudam seus clientes a investirem com segurança e transparência.
Quanto mais próxima a relação entre o assessor e o cliente, mais personalizado é o atendimento. Mas vai além disso. Esse agente precisa converter seus conhecimentos técnicos e experiências em conhecimento acessível para quem está investindo.
Se a pessoa que investe busca entender sobre renda variável ou sobre ações de empresas estrangeiras, é função do assessor explicar as especificidades da operação.
O que faz um assessor de investimentos
O dia a dia desse profissional em uma empresa de assessoria de investimentos empresa de assessoria de investimentos inclui tarefas como prospectar clientes, receber ordens de investimentos e fazer a transmissão delas aos sistemas de negociação das corretoras.
Sua atividade é extremamente relevante, o que exige uma relação de confiança e transparência com o cliente. Quanto mais personalizado o atendimento, mais assertivas são as decisões do investidor.
Principais ações:
– Apresentar detalhes, custos, riscos e rentabilidade de ativos, de forma segura e ajustada ao perfil do cliente;
– Alinhar as oportunidades do mercado a um planejamento de vida personalizado e que faça sentido para o investidor;
– Definir a estratégia de investimento com foco nas necessidades do cliente, com transparência e agilidade;
– Prestar atenção aos aspectos de vida do cliente, avaliando as melhores oportunidades para o sucesso e a ampliação do patrimônio.
Quem regulamenta a atividade
Quem regula a atividade no Brasil é a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que estabelece regras para serem cumpridas por escritórios e profissionais. A principal norma para o setor é a Resolução CVM 16.
De acordo com o levantamento mais recente da CVM, em 2021, o Brasil registrou mais de 2.000 novos assessores. São ao todo 15.970 registrados na CVM, sendo 14.810 pessoas físicas e 1.160 pessoas jurídicas.
Assessor de investimento: certificações e especializações
A certificação profissional é uma das garantias de que o assessor de investimentos possui conhecimentos avançados do mercado. Esse tipo de reconhecimento profissional é importante, pois valida o aprendizado desses agentes, além de elevar o nível de exigência para a atividade.
Principais certificações profissionais
– Certificação AAI – Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias
– Certificação CPA-20 ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais
– Certificação CEA ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais
– Certificação CFP – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros
Monte Bravo: lugar de assessores altamente qualificados
O alto nível de especialização da nossa equipe garante uma gestão mais completa e totalmente personalizada. Os assessores de investimentos da Monte Bravo possuem larga vivência profissional e experiência em instituições de relevância no mercado financeiro.
O conhecimento técnico acumulado nos permite criar um ecossistema completo, com visão 360º do mercado e uma experiência de assessoria exclusiva.
Com uma equipe de especialistas conectamos soluções e oportunidades para o sucesso dos clientes
Contar com uma equipe de fato preparada é o que permite à Monte Bravo operar no conceito “last stop shop”, disponibilizando tudo que o cliente precisa em um só lugar. Assim, oferecemos soluções conectadas para gestão de patrimônio e de acesso facilitado a parceiros exclusivos do mercado.
Prestar atenção em todos os aspectos na vida do cliente é um diferencial da nossa equipe. Nossos assessores focam nas melhores oportunidades, alinhando-as às demandas reais de quem investe, pensando em seu futuro e de toda família.
Por tudo isso, não deixe de conversar com seu assessor de investimentos para definir as melhores oportunidades para o seu perfil.