Por Filipe Portella, COO e sócio fundador da Monte Bravo
Filho,
No dia 12 de outubro, vivi meu primeiro dia das crianças como pai. E, é claro que a proximidade do dia me faz refletir sobre tudo o que quero que você aprenda e viva. Obviamente, também me fez pensar sobre a minha infância e meus aprendizados.
Sua mãe e eu batalhamos muito para conquistar tudo o que temos e somos – e seguiremos batalhando por você. Vem daí um dos ensinamentos que quero te passar: dê valor ao trabalho e aprenda a cuidar do seu dinheiro.
Eu não tive muitos ensinamentos sobre educação financeira quando era criança. Tive exemplos de empreendedorismo dentro de casa e vi ali muito do que fazer (e, também, é claro, do que não fazer). Mas ninguém nunca me ensinou a cuidar do dinheiro da forma correta. E, infelizmente, acho que hoje, no nosso país, poucas pessoas aprendem isso desde pequenas. Fazemos no instinto, como dá, com o exemplo – que pode ser excelente ou muito ruim.
Veja bem, quando digo cuidar do dinheiro da forma correta, não falo somente de investimentos. Falo do básico: aprender a economizar, conhecer sobre juros compostos, inflação, o que interfere em valores. É sobre finanças pessoais, controle de fluxo de caixa próprio, gastos, créditos e etc.
Eu quero que você aprenda que ter dinheiro é sinônimo de liberdade, e não de consumismo. Quero que entenda que gastar dinheiro sem estratégia e sem cuidado significa ser refém dele.
Não tem problema que você não queira estudar investimentos e/ou trabalhar com isso (mas tem que ser gremista como sua mãe e eu). Você não precisa ser um craque no assunto e pode contar com ajuda profissional (além da minha, claro!). Mas quero que fique atento e pesquise bem quem irá lhe ajudar neste caminho para não ser enganado. Cuidar do seu dinheiro é cuidar do seu presente e do futuro.
Nesse Dia das Crianças, eu quero que, sobretudo, você seja imensamente feliz. E tenha certeza que estarei sempre aqui.
Do seu pai.