Luciano Costa, economista-chefe da corretora Monte Bravo, conversou com a bancada do CNN Money para falar sobre a repercussão do pacote fiscal e da divulgação sobre a isenção do imposto de renda para aqueles que ganham até R$ 5 mil. Ele explica o porquê dessas medidas de diminuição de arrecadação, que o governo pretende fazer, ter por um outro lado uma compensação de receita. Além disso, quais são os receios do mercado em relação ao anúncio feito esta semana.
“Na verdade o que o ministro fez é o que a lei obriga, nesse sentido de haver à compensação. A dúvida do mercado é no sentido do aumento da alíquota para a população de maior renda e se essa arrecadação será o suficiente devido ao impacto da isenção do imposto de renda para aqueles que ganham até R$ 5 mil. Essa é a primeira dúvida. Já a segunda, sendo uma medida compensatória necessária, ela cobre o impacto já que o Congresso poderá diminuir por conta de alguma regra ou medida.
O economista aponta que foi introduzido um tema ao anúncio que o mercado não estava esperando neste momento. Assista à entrevista na íntegra:
Reportagem publicada no CNN Money