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A Localiza divulgou na noite desta segunda-feira (11) seus resultados referentes ao 3T24.
Os números reportados superaram nossas estimativas e do mercado. Além dos bons números a companhia apresentou um balanço limpo — sem os impactos das enchentes no RS, sem depreciações adicionais e sem reavaliação nos valores dos carros para venda. Nós esperamos que, com um balanço limpo e bons números reportados, as ações da companhia reajam bem no dia de hoje.
A companhia acelerou a estratégia de recomposição de rentabilidade em aluguel de carros. A tarifa média cresceu 19%, R$ 142, o que possibilitou crescimento de receita e ajudou na melhora das margens mesmo com os volumes estáveis na comparação anual. O processo de renovação da frota, que diminui os custos com manutenção, também ajudou na melhora dad margens da operação que saíram de 52,9% no 2T24 para 62,7% no último resultado.
No segmento de gestão de frotas, a companhia conseguiu aumentar a diária média em 14%, para R$ 96, além de aumentar ligeiramente o número de diárias em 9%. A reprecificação dos contratos e aumento no volume de diárias ajudou na melhora das margens do segmento — que só não foi maior pois o custo de desmobilização de carros para venda, que faz parte do processo de renovação da frota, continua bastante elevado. Mesmo assim, as margens do segmento saíram de 58.2% no 2T24 para 69.9% no 3T24.
No segmento de seminovos, a companhia acelerou o processo de vendas, que atingiu 74 mil veículos — um forte crescimento na comparação anual e trimestral. Apesar de venda ter ficado estável em relação ao 2T24, a companhia reportou margens melhores graças a normalização na trajetória de queda no preço dos veículos usados em relação as premissas no trimestre anterior. Por isso, apesar da surpresa nas margens neste trimestre, esperamos normalização nos próximos trimestres.
Antes de prosseguirmos, nós gostaríamos de um parágrafo para uma breve explicação sobre como funciona a depreciação no segmento e por que ela é importante para as empresas de aluguel. A despesa de depreciação deve refletir a diferença entre o preço de compra do carro e o preço de venda líquido. Achamos importante focar na expressão “preço de venda líquido”, significando preço de venda bruto menos as despesas de venda (SG&A). Assim, se uma empresa de aluguel de carros está depreciando adequadamente seus ativos, a margem EBITDA de sua operação de vendas de carros usados deve ser zero (ou marginalmente positiva), pois a soma do valor contábil do veículo e das despesas de venda deve ser equivalente ao preço de venda. No trimestre anterior, após as medidas adotadas pela companhia para ‘reprecificar’ sua depreciações e o valor recuperável de alguns ativos, a mesma obteve margens melhores no segmento de seminovos, que devem voltar à normalidade nos próximos trimestres.
No último trimestre, além das medidas para equalizar a depreciação, a companhia passou um guidance sobre como essa métrica iria se comportar durante os próximos trimestres. No 3T24, esse número ficou dentro das expectativas da companhia.
Os últimos trimestres tem sido desafiadores para a Localiza, com a dinâmica no mercado de carros novos e usados impactando a rentabilidade da companhia. Nós esperamos que esse mercado comece a se normalizar nos próximos trimestres, o que permitiria a companhia voltar apresentar os indicadores de rentabilidade e excelência operacional que marcaram a trajetória da companhia até aqui. Isso nos torna construtivos com a tese, porém — como temos algumas dúvidas sobre qual é a velocidade de ajustes no mercado de seminovos — teríamos uma exposição reduzida.
Localiza (RENT3) — Compra
Preço Alvo | 60,00 |
Preço Atual | 42,57 |
Upside | 41% |
Capitalização de Mercado (R$ bi) | 43,3 |
Ações Emitidas (mi) | 1.061 |
Free Float | 78,4% |
Performance
Semana | +0,40% |
Mês | +2,40% |
Ano | -32,92% |
Análise por Bruno Benassi, CNPI 9236, Analista de Ativos da Monte Bravo Corretora, CNPJ 50.489.148/0001-00.