Monte Bravo Analisa — Resultado Assaí 3T24 - Monte Bravo

Monte Bravo Analisa — Resultado Assaí 3T24

08/11/2024 às 10:24

08

Sexta

Nov

2 minutos de leitura
Compartilhar

📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui.

O Assaí divulgou na noite desta quinta-feira (07) seus resultados referentes ao 3T24.

Os números reportados vieram em linha com nossas estimativas e a do consenso. As dinâmicas continuam as mesmas dos últimos trimestres: vendas fracas graças a deflação de alimentos e um ambiente competitivo mais acirrado de um lado e melhora de margens do outro.

Os últimos meses tem voltado a apresentar pressões na inflação de alimentos, o que pode ajudar a companhia a acelerar as vendas e reverter um pouco a situação atual. Apesar de gostarmos da tese e acharmos que existe bastante upside nos níveis de preço atuais, não vemos gatilhos de curto prazo para a tese.

Entrando nos detalhes, a companhia divulgou um crescimento de 9,2% na receita líquida. Este crescimento desacelerou ante os últimos trimestres com a diminuição de novas lojas sendo inauguradas e também por um desempenho mais tímido em vendas mesmas lojas, que cresceu 2,6% a/a e mostrou desaceleração em relação ao 2T24.

Apesar da desaceleração em vendas, continuamos vendo uma dinâmica positiva em margens. A companhia continua seu processo de maturação das operações, com a adição de mais serviços nas lojas e políticas de descontos contidas. Com isso, as margens brutas da operação atingiram 16,4%. No entanto, esse processo de melhora nas margens brutas acabou sendo ligeiramente impactado pelo aumento de despesas com pessoal (+serviços), com a margem EBITDA atingindo 5,5%.

Importante ressaltar que a maturação das lojas convertidas (ex-Extra) continua em uma velocidade bastante elevada. As lojas já atingiram margens EBITDA de 5,4% e tem tudo para operaram com margens maiores que as lojas ‘legado’ — as lojas novas têm vendido em média 25% a mais que as lojas maduras.

Em relação a alavancagem, a companhia continua em seu processo de desalavancagem, com o índice atingindo 3,52X Dívida Líquida/EBITDA. Nós esperamos uma aceleração dessa redução até o final de 2024, com índice voltando a operar abaixo de 2,6X em 2025.

Nós enxergamos que o Assaí, diferente de seus concorrentes, tem focado em manter a rentabilidade de suas operações — margem brutas continuam crescendo — e tem evitado políticas de parcelamento sem juros — piora a dinâmica de conversão de caixa e atrapalha o processo de desalavancagem. Isso nos parece ser uma decisão acertada, porém mostra que o cenário competitivo continua bastante desafiador para empresas de varejo de alimentos.

Continuamos confortáveis com a tese de Assaí por diversos fatores: (i) companhia continua focada em resolver sua estrutura de capital; (ii) focada na execução; (iii) rentabilidade em primeiro lugar; (iv) parque de lojas é melhor que de seus concorrentes; (v) aceleração da inflação de alimentos nos próximos trimestres; e (vi) maturação das lojas convertidas.

Apesar de estarmos confortáveis com a tese, entendemos que existem desafios de curto prazo. Isso acontece principalmente pelo cenário bastante competitivo no segmento, que torna a competição complexa e o cenário de curto prazo mais incerto.

Assaí (ASAI3) — Compra

Preço Alvo10
Preço Atual7,68
Upside30%
Capitalização de Mercado (R$ bi)10,22
Ações Emitidas (mi)1.351
Free Float58,7%

Performance

Semana+3,50%
Mês+10,19%
Ano-43,24%

Análise por Bruno Benassi, CNPI 9236, Analista de Ativos da Monte Bravo Corretora, CNPJ 50.489.148/0001-00.

Artigos Relacionados

  • 13

    Quarta

    Nov

    13/11/2024 às 09:54

    Análise de Empresas

    Monte Bravo Analisa — Resultado Cury 3T24

    📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui. A Cury divulgou na noite desta terça-feira (12) seus resultados referentes ao 3T24. Os números reportados ficaram acima das nossas estimativas e do consenso de mercado. Com isso, esperamos um desempenho positivo. A companhia já havia divulgado suas prévias operacionais, com vendas líquidas sendo recordes para …

    Continue lendo
  • 13

    Quarta

    Nov

    13/11/2024 às 09:29

    Análise de Empresas

    Monte Bravo Analisa — Resultado CSN e CSN Mineração 3T24

    📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui. A CSN reportou na noite de terça-feira (12) seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2024. Os números ficaram abaixo do consenso em suas principais unidades de negócio, principalmente em siderurgia. Esperamos uma reação negativa ao resultado da companhia, principalmente porque vimos nas últimas semanas suas …

    Continue lendo
  • 12

    Terça

    Nov

    12/11/2024 às 09:58

    Análise de Empresas

    Monte Bravo Analisa — Resultado BTG Pactual 3T24

    📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui. O BTG divulgou terça-feira (12) pela manhã seus resultados do 3T24. Os  números reportados vieram acima de nossas expectativas e do mercado. Como destaques, gostaríamos de elencar a performance bastante positiva de: (i) sua Tesouraria, que continua se alavancando do crescimento de número e quantidade de …

    Continue lendo

Fechar

Loading...