Monte Bravo Analisa — Resultado Lojas Renner 3T24 - Monte Bravo

Monte Bravo Analisa — Resultado Lojas Renner 3T24

08/11/2024 às 10:50

08

Sexta

Nov

2 minutos de leitura
Compartilhar

📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui.

A Lojas Renner divulgou na noite desta quinta-feira (07) seus resultados referentes ao 3T24.

O resultado trouxe bons números. Destacamos o bom crescimento de vendas mesmas lojas, que cresceu 11,5% a/a%, e a melhora na rentabilidade de suas operações.

Entrando nos detalhes: a companhia divulgou um crescimento de 12,1% da receita líquida no seu braço de varejo, com destaque para as vendas mesmas lojas e a constante evolução das vendas digitais (+23,8%). Apesar dos bons números de crescimento de receita, o destaque foi a melhora da rentabilidade, que atingiu patamares superiores aos da era de ouro da companhia (2019).

A melhora de rentabilidade pode ser explicado por diversas medidas que visam ganhar eficiência nas operações, como a maturação de seu novo CD como uma das principais alavancas — melhor assertividade da logística, redução de estoques e redução de descontos graças a um mix mais assertivo. Podemos destacar ainda os ganhos de assertividade e velocidade em suas novas coleções,  que possibilita melhores vendas, menos estoque parado e menores descontos concedidos, além de um bom relacionamento com a cadeia de produção.  

Com a melhora da margem bruta e conhecendo a eficiência da companhia nas outras despesas, tivemos ganhos de alavancagem operacional que possibilitaram uma melhora adicional em suas margens EBITDA — que atingiram 17,5%.

O braço de crédito, a Realize, voltou a contribuir para o resultado. É importante relembrar que durante alguns trimestres, após uma safra de crédito não muito bem ajustada, a operação rodou no negativo. Após a ressaca e com a operação melhor ajustada e com melhores modelos de concessão de crédito, ela volta a alavancar o resultado com números positivos, além de alavancar as vendas das lojas. A linha aqui é muito tênue e precisa ser muito bem tocada para não cruzar a linha entre a rentabilidade dessa operação e a maximização das vendas da companhia.

A estrutura de capital da companhia continua bastante tranquila. A Renner é hoje uma das poucas empresas brasileiras que tem mais caixa do que dívida, em um momento que sua operação volta a rodar bem e sem grandes novos investimentos para serem feitos. Entendemos que, se a companhia continuar com a operação rodando suave, ela poderia começar a devolver parte desse caixa para os acionistas.

Apesar de estarmos confortáveis com a tese de Renner hoje, entendemos que o segmento que a companhia opera tem sido um dos mais complexos do mercado nos últimos anos. Isso acontece por alguns fatores: (i) entrada de plataformas internacionais no mercado nacional; (ii) revolução no marketing e na maneira de promover novas coleções; (iii) competição de fintechs no nicho de crédito em que operava; (iv) desafio de lançar novas coleções por conta das oscilações de temperatura dentro de uma mesma estação; e (v) maior penetração do e-commerce.

Hoje entendemos que o momentum positivo para a companhia deve continuar. A Renner conseguiu, apesar de duras custas, se defender e se preparar melhor para essa nova competição. No entanto, por entendermos que o segmento está cada dia mais competitivo e de certa maneira maduro — Renner tem loja em quase todos os shoppings que cabem uma operação rentável da companhia —, não enxergamos a companhia voltando a negociar com múltiplos muito elevados. Temos recomendação de compra por que acreditamos em uma estabilização de resultados em patamares elevados e os múltiplos hoje são confortáveis.

Lojas Renner (LREN3) — Compra

Preço Alvo23,50
Preço Atual18,08
Upside30%
Capitalização de Mercado (R$ bi)18
Ações Emitidas (mi)963
Free Float100,0%

Performance

Semana+2,27%
Mês+4,58%
Ano+8,67%

Análise por Bruno Benassi, CNPI 9236, Analista de Ativos da Monte Bravo Corretora, CNPJ 50.489.148/0001-00.

Artigos Relacionados

  • 13

    Quarta

    Nov

    13/11/2024 às 09:54

    Análise de Empresas

    Monte Bravo Analisa — Resultado Cury 3T24

    📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui. A Cury divulgou na noite desta terça-feira (12) seus resultados referentes ao 3T24. Os números reportados ficaram acima das nossas estimativas e do consenso de mercado. Com isso, esperamos um desempenho positivo. A companhia já havia divulgado suas prévias operacionais, com vendas líquidas sendo recordes para …

    Continue lendo
  • 13

    Quarta

    Nov

    13/11/2024 às 09:29

    Análise de Empresas

    Monte Bravo Analisa — Resultado CSN e CSN Mineração 3T24

    📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui. A CSN reportou na noite de terça-feira (12) seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2024. Os números ficaram abaixo do consenso em suas principais unidades de negócio, principalmente em siderurgia. Esperamos uma reação negativa ao resultado da companhia, principalmente porque vimos nas últimas semanas suas …

    Continue lendo
  • 12

    Terça

    Nov

    12/11/2024 às 09:58

    Análise de Empresas

    Monte Bravo Analisa — Resultado BTG Pactual 3T24

    📄 Para conferir a análise em formato PDF, clique aqui. O BTG divulgou terça-feira (12) pela manhã seus resultados do 3T24. Os  números reportados vieram acima de nossas expectativas e do mercado. Como destaques, gostaríamos de elencar a performance bastante positiva de: (i) sua Tesouraria, que continua se alavancando do crescimento de número e quantidade de …

    Continue lendo

Fechar

Loading...