Informe Semanal Monte Bravo Corretora — 24/06/2024 - Monte Bravo

Informe Semanal Monte Bravo Corretora — 24/06/2024

24/06/2024 às 11:52

24

Segunda

Jun

< 1 minuto de leitura
Compartilhar

O Ibovespa fechou a semana passada em alta de 1,4%, aos 121.341 pontos, levando o Índice a acumular queda de 9,57% no ano. A semana foi agitada com decisão de política monetária no Brasil e diversos dados de atividade nos EUA.

Enquanto isso, o dólar subiu 1,1% no mesmo período, cotado a R$ 5,44. Até aqui em 2024, a moeda norte-americana acumula alta de 12,10%.

Infelizmente, enquanto os ativos de risco no mundo inteiro melhoraram com a queda dos juros nos EUA, no Brasil tivemos mais uma semana agitada nos mercados com muita incerteza fiscal e muitos ruídos políticos em torno do Comitê de Política Monetária (Copom).

A fragilização da âncora fiscal, na esteira da mudança das metas, elevou o prêmio de risco e exacerbou o risco de desancoragem. Isso gerou a percepção de que uma ala do governo contempla repetir o mix de política econômica do ciclo de 2010-15, com expansão fiscal e a inflação subindo sem uma reação do BC.

A elevação do risco fiscal empurrou o dólar para cima, deteriorou as expectativas de inflação e as projeções de inflação, o que fez os juros de mercado subirem e criou um quadro em que a opção pela interrupção do ciclo de queda da Selic fosse a única alternativa para quem busca a meta de 3%.

A unanimidade na decisão do Copom contribui para reduzir o temor de que a mudança de presidência do BC resulte numa postura leniente com a inflação. Isso deve ajudar a reduzir a inflação esperada além de contribuir para uma valorização do Real.

Todavia, a origem da tensão está na credibilidade do compromisso fiscal em torno do arcabouço. Por isso, a melhora com o Copom deve ser limitada até que as medidas fiscais concretas tornem as metas do arcabouço alcançáveis.

Artigos Relacionados

  • 31

    Quinta

    Out

    31/10/2024 às 16:38

    Investimentos

    Fee based vai trazer mais flexibilidade na gestão dos seus investimentos; saiba como funciona 

    Remuneração fixa de assessores de investimento tende a ganhar força no Brasil com mudanças regulatórias  Fee based, fee-only, fee fixo, taxa fixa. Todas essas expressões representam um novo paradigma para o mercado de investimentos no Brasil.  Esse modelo não é exatamente uma novidade, mas tende a ganhar força com novas regras que entram em vigor …

    Continue lendo
  • 25

    Sexta

    Out

    25/10/2024 às 13:59

    Investimentos

    Confira o Calendário de Resultados do 3º trimestre de 2024

    📄 Para conferir o Calendário de Resultados em formato PDF, clique aqui. A temporada de resultados do 3º trimestre de 2024 já começou! Neste período, as empresas listadas na Bolsa divulgam o seu desempenho no trimestre mais recente. Os resultados referentes ao 2T24 começaram a ser divulgados neste mês de outubro, com as publicações se estendendo até …

    Continue lendo
  • 17

    Quinta

    Out

    17/10/2024 às 14:00

    Investimentos

    Vale a pena investir no exterior no cenário atual?

    Investimentos internacionais podem trazer mais opções e segurança para a sua carteira. Os investimentos no exterior são assunto delicado para alguns investidores. A dificuldade para gerir uma conta internacional e o rendimento relativamente baixo de algumas aplicações estão entre as objeções a esse tipo de aplicação.  No entanto, os investimentos internacionais trazem muitos benefícios para …

    Continue lendo

Fechar

Loading...