⚠️ NOVIDADE! Agora você pode escutar um resumo do nosso Informe Semanal em formato de podcast diretamente no Spotify.
O Ibovespa encerrou a semana passada com uma queda de 0,91%, fechando o pregão de sexta aos 119.662 pontos. No ano, o índice de referência da Bolsa acumula um desempenho negativo de -10,28% até aqui.
Enquanto isso, o dólar subiu 1,1% no mesmo período, cotado a R$ 5,36. Até aqui, a moeda norte-americana acumula alta de 10,9% em 2024.
Mesmo com um cenário global favorável, a fragilização da âncora fiscal — na esteira das mudanças nas metas do arcabouço fiscal — elevou o prêmio de risco e exacerbou o risco de desancoragem. Este risco contaminou a taxa de câmbio, de maneira até mesmo surpreendente para um país com superávit comercial na casa dos 100 bilhões de dólares.
Como já citamos na nossa Carta Mensal, a área de análise da Monte Bravo Corretora ajustou a projeção de pontuação do Ibovespa ao final do ano — de 155 mil para 150 mil pontos.
Enxergamos que a disparada do dólar exige que o compromisso com o arcabouço fiscal seja reafirmado como uma política de governo, impedindo que se dissemine a noção que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está isolado.
Um reforço à credibilidade do arcabouço e de Haddad têm potencial de trazer o câmbio novamente para os 5 reais por dólar e alavancar o IBOV até os 130 mil pontos — o que ajudaria a reduzir os juros de toda a estrutura a termo.
Por outro lado, discursos que reforcem o isolamento da Fazenda na luta pelo equilíbrio fiscal vão agravar a crise no mercado e contaminar a economia doméstica.
IMPORTANTE: A Monte Bravo Corretora de Valores Mobiliários S.A. (“Monte Bravo”) é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil. Esta mensagem e eventuais anexos podem conter informações confidenciais destinadas a indivíduo e propósito específico, sendo protegidos por lei. Caso você não seja o destinatário ou pessoa autorizada a recebê-la, por favor, avise imediatamente o remetente e, em seguida, apegue o e-mail. É terminantemente proibida a utilização, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes neste e-mail. As informações nele contidas e em seus eventuais anexos são de responsabilidade do seu autor, não representando necessariamente ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da Monte Bravo. Por fim, é imprescindível que o destinatário verifique este e-mail e todos os anexos em busca de possíveis vírus. A empresa/remetente não assume responsabilidade por quaisquer danos decorrentes da transmissão de vírus através deste e-mail.