Inflação: economista explica como afeta o cenário econômico - Monte Bravo

Inflação: economista explica como afeta o cenário econômico

29/04/2024 às 11:20

29

Segunda

Abr

2 minutos de leitura
Compartilhar
Luciano Costa, economista, fala como a inflação afeta o cenário macroeconômico.

Puxado pelos setores de transportes e alimentação, o resultado da inflação veio abaixo do esperado para abril. Para falar sobre o assunto e analisar o cenário econômico nacional, o economista-chefe da Monte Bravo Corretora conversou com o Jornal da Manhã, da Jovem Pan News.

“Temos um cenário agora de curto prazo da inflação, vindo um pouco mais comportado devido à sazonalidade do período que foi melhor, também a parte de alimentos que começa a ter uma dinâmica mais favorável. Além de algumas pressões no começo do ano que acabaram cessando e com isso temos um período de inflação em torno de 0,30 a 0,20% ao mês”, avalia o economista Luciano Costa.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) é considerado a prévia da inflação brasileira oficial brasileira, e fechou em 0,21% em abril, após alta de 0,36% em março, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (26).

Apesar do desempenho considerado benigno, ainda não há consenso nas apostas sobre a magnitude de corte da taxa básica de juros, a Selic, na reunião de maio do Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Em abril, os gastos 0,61% maiores com alimentos e 0,78% superiores com despesas de saúde turbinaram a prévia da inflação do mês.

Os preços dos alimentos reduziram o ritmo de alta em relação a março, mas o avanço registrado em abril ainda respondeu por quase 60% de toda a inflação medida pelo IPCA-15. O principal vilão foi o tomate, com uma alta de 17,87%, responsável sozinho por cerca de 25% da inflação de abril.

Confira a entrevista:

Artigos Relacionados

  • 30

    Sexta

    Ago

    30/08/2024 às 14:24

    Sala de Imprensa

    Dólar tem leve alta e volta a fechar acima de R$ 5,50

    Após trocas de sinal pela manhã de terça-feira (27), marcada pela divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de agosto, o dólar se firmou em leve alta no mercado doméstico ao longo da tarde, acompanhando a valorização da moeda norte-americana em relação a divisas latino-americanas, em especial o peso mexicano. Com …

    Continue lendo
  • 30

    Sexta

    Ago

    30/08/2024 às 13:38

    Sala de Imprensa

    Mercado de câmbio: BC decide intervir e anuncia primeiro leilão

    Nesta quinta, moeda americana registrou a quarta alta seguida, batendo R$ 5,62; Campos Neto disse que BC estava sempre com ‘o dedo no gatilho’ para atuar no mercado de câmbio caso necessário Após ter dividido opiniões de analistas ao não intervir para conter a escalada do dólar no início de agosto – quando chegou a …

    Continue lendo
  • 30

    Sexta

    Ago

    30/08/2024 às 13:17

    Sala de Imprensa

    PIB dos EUA é revisado para cima

    O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos para o segundo trimestre de 2024 foi revisado para cima, de 2,8% para 3%, aceleração significativa em comparação com o crescimento de 1,4% registrado no primeiro trimestre. Consumo nos supermercados tem alta em julho. Reflexo da queda da inflação dos alimentos, diz Abras Elson Gusmão, diretor de …

    Continue lendo

Fechar

Loading...