Inflação: economista explica como afeta o cenário econômico

29/04/2024 às 11:20

29

Segunda

Abr

2 minutos de leitura
Compartilhar
Luciano Costa, economista, fala como a inflação afeta o cenário macroeconômico.

Puxado pelos setores de transportes e alimentação, o resultado da inflação veio abaixo do esperado para abril. Para falar sobre o assunto e analisar o cenário econômico nacional, o economista-chefe da Monte Bravo Corretora conversou com o Jornal da Manhã, da Jovem Pan News.

“Temos um cenário agora de curto prazo da inflação, vindo um pouco mais comportado devido à sazonalidade do período que foi melhor, também a parte de alimentos que começa a ter uma dinâmica mais favorável. Além de algumas pressões no começo do ano que acabaram cessando e com isso temos um período de inflação em torno de 0,30 a 0,20% ao mês”, avalia o economista Luciano Costa.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) é considerado a prévia da inflação brasileira oficial brasileira, e fechou em 0,21% em abril, após alta de 0,36% em março, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (26).

Apesar do desempenho considerado benigno, ainda não há consenso nas apostas sobre a magnitude de corte da taxa básica de juros, a Selic, na reunião de maio do Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Em abril, os gastos 0,61% maiores com alimentos e 0,78% superiores com despesas de saúde turbinaram a prévia da inflação do mês.

Os preços dos alimentos reduziram o ritmo de alta em relação a março, mas o avanço registrado em abril ainda respondeu por quase 60% de toda a inflação medida pelo IPCA-15. O principal vilão foi o tomate, com uma alta de 17,87%, responsável sozinho por cerca de 25% da inflação de abril.

Confira a entrevista:

Artigos Relacionados

  • 04

    Sexta

    Abr

    04/04/2025 às 17:56

    Sala de Imprensa

    O que esperar da bolsa após o tarifaço de Trump? Veja opinião de analistas

    A cautela ainda deve imperar durante o período de negociações com os EUA, mas pode ter espaço para algum otimismo com o Brasil Apesar de o Brasil ter entrado na lista dos países tarifados pelos Estados Unidos, segundo anúncio do presidente do país Donald Trump feito na quarta-feira (2), o mercado daqui deve se animar, já …

    Continue lendo
  • 04

    Sexta

    Abr

    04/04/2025 às 16:44

    Sala de Imprensa

    Carteira Valor: ‘Blue chips’ lideram lista de ações sugeridas para abril

    Carteira Valor: Papéis de bancos, exportadoras de commodities e empresas de serviços públicos também estão no alvo de estrangeiro O bom desempenho da bolsa brasileira no primeiro trimestre, especialmente em março, foi sustentado pela volta do investidor estrangeiro. E, quando os “gringos” vêm para cá, eles miram principalmente nas chamadas “blue chips”, as ações de …

    Continue lendo
  • 04

    Sexta

    Abr

    04/04/2025 às 15:55

    Sala de Imprensa

    Quais são as ações mais afetadas pelas tarifas de Trump?

    A onda tarifária criada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, até agora tem ajudado mercados emergentes como o Brasil. O Ibovespa, por exemplo, acumula alta de 9,06% este ano. Ações afetadas: mas muitas companhias já estão sofrendo e podem ser ainda mais prejudicadas com o tarifaço anunciado na quarta-feira. Que ações são essas? Os …

    Continue lendo