O economista Alexandre Mathias, estrategista-chefe da Monte Bravo, concedeu entrevista para o programa “Você com Dinheiro”, apresentado por Filipe Ferreira, no canal BM&C News. Eles conversaram sobre o cenário de juros no Brasil, nos principais mercados como os Estados Unidos, e investimentos.
No país americano, na avaliação de Mathias, agora a inflação está mais bem parametrizada. Além disso, o economista explicou que apesar da queda, o Fed ainda está cauteloso para realizar os cortes necessários, que o mercado tanto está aguardando.
“Há uma economia bastante resiliente, um mercado de trabalho que está forte e não obstante a inflação está caindo. Nesse sentido, o que o Fed tem dito, este quadro ainda não me dá segurança. Preciso ter mais dados. Se realmente está queda da inflação é sustentável e o que irá ocorrer com a atividade. Ou seja, é necessário ter mais convicção. Entretanto, o mercado avalia que o corte na taxa de juros está eminente porque realmente está muito alto”, explica o economista.
Em relação aos investimentos, Alexandre avalia que 2024 será um bom ano para se arriscar. “Temos um quadro global, pós-pandemia, muito parecido nos países, mas a grande notícia é que a inflação caiu, e isso permite que os bancos centrais comecem a cortar. O Brasil foi o primeiro país a começar a apertar, liderou a alta na taxa de juros e está também liderando a sua redução”, diz Mathias.
Confira a entrevista na íntegra: