A capitalização de mercado, também conhecida como market cap, é um indicador fundamental para quem quer traçar uma estratégia de investimento e perseguir ganhos financeiros a curto, médio e longo prazo na Bolsa de valores.
A partir do cálculo de Market Cap é possível categorizar investimentos, gerenciar riscos e diversificar facilmente o portfólio. Entenda como ele é feito:
Valor de uma única ação x Número de ações existentes de uma empresa
Em um exemplo prático, uma empresa com 20 milhões de ações que comercialize cada uma delas a R$ 50 teria um valor de mercado de R$ 1 bilhão.
Apesar de ser um cálculo fácil, as Bolsas de Valores de Nova York e Londres, por exemplo, disponibilizam este dado para os investidores. É importante avaliar com um assessor de investimentos como utilizar o Market Cap da maneira correta para identificar oportunidades e mitigar riscos.
Entenda a importância de um assessor de investimento. Qual o papel desse profissional na gestão do patrimônio de um cliente.
Quando utilizar a capitalização de mercado
A partir do valor de capitalização, os investidores entendem o tamanho relativo de uma empresa mediante outra. Esse é um comparativo importante para quem quer diversificar seus ativos e incluir empresas de capitalização grandes, médias e pequenas.
O indicador também é uma ferramenta de avaliação para entender se as ações estão supervalorizadas ou não, além de ajudar a encontrar o preço adequado, no caso de a empresa ser vendida.
Como usar a capitalização de mercado
Nas Bolsas de Valores de todo o mundo, as empresas de grande capitalização têm um valor de mercado em cerca de US$ 10 bilhões. Dentre elas, estão marcas globalmente reconhecidas como Apple, Saudi Arabian Oil Company (Saudi Aramco), Microsoft, Google e Amazon.
Empresas de média capitalização têm um valor de mercado inferior a 10 bilhões de dólares. Elas podem até ser conhecidas, porém, ainda não estão estabelecidas, por isso é necessário entender o risco associado e a oportunidade de crescimento no futuro.
Já as empresas de pequena capitalização oferecem riscos altos, pois são jovens e atuam, na maioria, em nichos de mercado. Mas apesar disso, podem dar maior retorno sobre o investimento.
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Conheça os níveis de capitalização de mercado
Ao considerar esse indicador na formulação da estratégia, é preciso conhecer os níveis de classificação de empresas, conheça os três a seguir.
1. Blue Chips: esse é o grupo com grandes companhias. São as empresas com alta liquidez e que possuem o maior valor de mercado na Bolsa de Valores.
2. Middle Caps: nesse nível estão aquelas companhias de tamanho intermediário e também com boa liquidez. Essas empresas têm um valor de mercado menor que as blue chips.
3. Small Caps: aqui estão as empresas de menor valor da Bolsa de Valores. Justamente por causa do seu tamanho, possuem liquidez reduzida e menor volume diário.
Capitalização de mercado: como diversificar a carteira
Se o investidor sabe lidar com risco e pensa a longo prazo, então pode se apoiar em mais ações de pequena e média capitalização. Por outro lado, se está em um momento mais conservador, as grandes empresas podem ser alternativas melhores. Lembrando que o valor de mercado de uma empresa, mesmo sendo alto, não garante seu crescimento.
O ideal é pensar na diversificação da carteira e, por este motivo, o assessor de investimento é a peça-chave para um cálculo ser assertivo. Como especialista, ele saberá identificar e ajudar na decisão sobre qual porcentagem do portfólio deve ser alocado para ações de pequena e média capitalização versus as ações de grande capitalização.
Cuidados ao usar a capitalização de mercado
O valor das ações de uma empresa está sujeito à volatilidade do mercado, o que pode interferir no cálculo do montante dessa capitalização. Isso acontece quando ocorrem variações no preço dos ativos ou quando um investidor exerce um grande número de warrants.
A capitalização de mercado não pode ser o único indicador na hora de escolher uma empresa para a sua carteira. Há fatores a serem avaliados por um assessor de investimentos antes de incluir uma empresa na carteira, como:
● Rentabilidade
● Dívida corporativa
● Ambiente de mercado